SEMAG reúne cooperativa de agricultura familiar e secretários do município em encontro

28 de julho de 2017, 11:22

Em mais um encontro de articulação entre a Prefeitura e população, A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) recebeu dirigentes da Cooperativa Dos Agricultores Familiares e Economia Solidaria do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas (COOPAMA), para discutir a viabilidade do aumento da participação da agricultura familiar no fornecimento de produtos para outras secretarias da administração municipal.

Além do secretário de agricultura, Geraldo Almeida, também participaram da reunião os secretários de educação, Fabrício Faro e Saúde, Rodrigo Matos, que se mostraram favoráveis à proposta da COOPAMA, desde que a cooperativa tenha volume para ofertar e preço competitivo. O secretário Geraldo Almeida colocou a SEMAG à disposição para apoiar um processo de reestruturação e profissionalização da cooperativa.
Fortalecimento das cooperativas
O presidente da COOPAMA, Dario de Jesus Nascimento enalteceu o canal de diálogo entre a prefeitura e os produtores. “Gostaria de parabenizar o secretário Geraldo Almeida por essa relação que vem sendo construída no últimos meses, pois pela primeira vez as cooperativas estão tendo apoio e suporte da prefeitura”.
Nos últimos sete meses, a SEMAG tem promovido ações contínuas para fortalecer a agricultura familiar, dentre as quais, apoio no processo de profissionalização, recuperação emergencial de estradas rurais no período das chuvas, e mediação em mesas de negociação.
Atendendendo uma reivindicação dos produtores rurais a SEMAG entregou nos últimos 30 dias, um total de 800 toneladas de adubo, atendendo todas as 46 comunidades que compõem a zona rural de Alagoinhas.