Prefeitura comemora dia do feirante com lazer, serviços e diálogo com a população

25 de agosto de 2017, 17:16

O dia do Feirante foi comemorado pela Prefeitura de Alagoinhas, nesta sexta-feira (25), na Central de Abastecimento, com uma programação especial para os homenageados da data. Durante a manhã de atividades de lazer e serviços, o Prefeito Joaquim Neto e um grupo de secretários encontraram feirantes e ouviram demandas para as melhorias do espaço e bem estar dos trabalhadores.

Segundo o Prefeito a gestão municipal tem buscado viabilizar ações para fortalecer a atuação dos feirantes. “Entendemos que essa classe vem sofrendo com um equipamento defasado aqui na Central, é uma estrutura que não tem uma manutenção efetiva há 20 anos”, explicou Joaquim. “Mas são trabalhadores que merecem uma maior valorização, por isso a administração tem se empenhado através da SEMAG para realizar ações de melhorias e tornar a Central um local atrativo e confortável para quem trabalha e quem faz suas compras aqui”.

Acompanharam o prefeito, a vice prefeita, Iraci Gama, e os secretários de agricultura, Geraldo Almeida, comunicação, Geraldo Melo, desenvolvimento econômico e meio ambiente, Bruno Fagundes, ação social, Alfredo Menezes, saúde, Rodrigo Matos. Além dos Vereadores Ozeas Menezes, Cleto da Banana e Gode.

De acordo com o secretário de Agricultura Geraldo Almeida, “Queremos oferecer condições dignas de trabalho para todos os feirantes, por isso realizamos buscamos dialogar e entender as demandas deles, a prova disso são as ações que vem sendo intensificadas através a exemplo da requalificação estrutural da central, zeladoria e segurança”, citou.
Em oito meses de gestão foram realizadas de três reuniões com representantes dos feirantes para discutir soluções visando sanar problemas da Central; desde então o sistema de sergurança foi reforçado, também foram realizados investimentos em infraestrutura com a eliminação de pontos de alagamentos nas vias internas, eliminação de pontos de transbordamento na rede de esgotos; reparos na iluminação; revisão no telhado do galpão central; limpeza profunda dos sanitários; realização do recadastramento de feirantes; reorganização da feira de frutas; parceria com a Polícia Militar; parceria com as secretarias SESEP, SESAU, SECIN e órgãos do judiciário com ações regulares dos referidos órgãos na Central.

A programação do Dia do Feirante teve início às 8h com um culto ecumênico e a prestação de serviços para a população. A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) ofereceu consulta médica, exame preventivo, vacinação e consulta odontológica no Ônibus da Saúde; a Secretaria Municipal de Ação Social (SEMAS) realizou cadastros para programas sociais; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) abriu inscrições para cursos profissionalizantes; e a Ouvidoria registrou demandas da população.Também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, realizadas atividades de lazer com atrações musicais e brinquedos para crianças.

Para a feirante Joseilda Nascimento a sensação de proximidade com a prefeitura aumentou nos últimos meses, e apesar da dificuldades ainda encontradas, a população que trabalha e frequenta a Central de Abastecimento já começa a sentir as melhorias. “Trabalho aqui há 12 anos, e me sinto feliz em perceber que a prefeitura não esqueceu da gente, os problemas de goteira, banheiro, e outras dificuldades já melhoraram bastante. A gente quer que continue assim e o mercado aqui se torne cada vez melhor pra nós trabalhadores e para o povo frequentar mais”, finalizou.

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM