Turismo e Potencial Econômico: SECET realiza cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

6 de dezembro de 2017, 13:33

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) encerrou hoje (6) a programação de cursos do ProQualiSetur oferecidos desde segunda-feira em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR). O cronograma contemplou áreas como turismo religioso, produção associada ao turismo, noções conceituais e fechou hoje a grade com uma oficina sobre Turismo e Cidadania realizada na Biblioteca Maria Feijó.

De acordo com Kelly Amado, diretora de Turismo da SECET, o objetivo dos cursos oferecidos era qualificar, promover e levantar questões sobre turismo que pudessem ser mais debatidas na região de Alagoinhas. “O que eu percebi foi que quem saiu daqui nesses dias de evento, saiu encantado com o que ouviu. Foi uma semente plantada”, afirmou.

A iniciativa é fruto do empenho da Secretaria e recebeu apoio de empresas locais. Segundo a diretora de Turismo, é importante para o município mostrar aos empreendedores e à comunidade que o turismo de negócios existe. “Os técnicos que rodam a Bahia promovendo estes cursos estão impressionados com o potencial econômico da cidade”, ressaltou, e completou, “Alagoinhas no mapa de turismo é uma realidade. Gostaria de agradecer aos funcionários, à comunidade que compareceu, à professora Iraci Gama e ao prefeito Joaquim Neto, que tem nos dado essa possibilidade”.

Cerca de 40 pessoas participaram dos cursos no período da manhã e uma média de 45 esteve presente nas atividades da tarde, segundo a Secretaria. Houve participação das mulheres do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e da Casa de Passagem Belém. Os cursos foram abertos ao público e oferecidos gratuitamente à população, com emissão de certificado para os inscritos.

“Cada aula, cada professor e o conhecimento que eles têm deixaram todo mundo satisfeito. Está excelente. É importante para que as pessoas fiquem informadas. Aqui em Alagoinhas tem turismo. A pessoa tem que procurar”, comentou Maria Eunice dos Santos, que participou dos três dias de evento.

Para Domingos Correia da Silva, funcionário efetivo da Prefeitura há 30 anos – 12 deles na Biblioteca Pública Municipal – o desenvolvimento dessas ações educativas é importante. “Pra mim, é uma questão inovadora, de fundamental importância, reacender muitos valores da nossa região principalmente das questões relacionadas a turismo nos seus vários aspectos, como foi colocado aqui, tanto no mercado de trabalho como no sentido religioso e, principalmente, hoje, com um dos temas que mais se destacaram, a questão das leis, da participação no exercício democrático”, pontuou.

Durante os dias de atividades, foram ministrados os seguintes cursos: Noções Conceituais no Turismo, Produção Associada ao Turismo, Turismo Religioso, Qualidade de Atendimento ao Turista e Turismo e Cidadania. Para quem participou, o saldo foi positivo. “Na realidade, eu não sabia que o curso tinha esse know how todo. Estou gostando muito e estou aprendendo bastante com as pessoas que estão ministrando o curso, que estão trazendo outra visão para a gente. A partir do momento em que a gente participa desses cursos, isso traz uma consciência do que a gente está fazendo aqui dentro da cidade. E também como pessoa, porque agrega valores para a gente como ser humano”, destacou Alexandra Guilherme dos Santos Souza, que também participou do evento e ressaltou a necessidade de se continuar trazendo programas de qualificação para a cidade.

Segundo Kelly Amado, novas ações já estão sendo discutidas e a Prefeitura deve levar, já no primeiro semestre de 2018, cursos itinerantes de qualificação para os bairros. “É só o começo. A gente está fazendo com paixão. Sou apaixonada pelo que faço”, finalizou a diretora da Secretaria.

Curso SECET - Programa ProQualiSetur