Atendimento 24h: funcionamento do SAMU em Alagoinhas

12 de dezembro de 2017, 19:39

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende agravos à saúde (de natureza clínica, pediátrica, cirúrgica, traumática ou psiquiátricas) que possam levar o cidadão ao sofrimento, sequelas físicas ou mentais ou até mesmo à morte. Cabe ao SAMU atender com presteza a todas solicitações que chegam através da central de regulação das urgências, por via telefônica, sempre orientando o usuário e encaminhando veículo móvel de urgência, quando necessário.

Na Microrregião Alagoinhas, o serviço funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, com uma central de Regulação Médica das Urgências, sediada no Município de Alagoinhas, com 14 unidades de suporte básico (USBs) e 02 unidades de suporte avançado (USAs) habilitadas, sendo que 02 USBs e 01 USA compõem o SAMU do território Municipal de Alagoinhas.

Vale ressaltar que o pacto de gestão solidário firmado na região possibilita o deslocamento de unidades móveis sediadas em outros municípios para atender às demandas de urgência da população da região. Essa situação, inclusive, tem sido bastante frequente, frente ao aumento do número de ocorrências, principalmente traumáticas, decorrentes da violência no trânsito, o que evidencia que um sistema regional é muito mais racional e custo efetivo. Um exemplo desse dinamismo foi um incidente com múltiplas vítimas ocorrido no dia 04/12/2017 na rodovia (sentido Inhambupe), quando foram disparadas ambulâncias de várias bases (Inhambupe, Sátiro Dias e Aporá), além das ambulâncias de Alagoinhas para dar conta da magnitude da situação e conduzir o incidente da forma mais rápida e efetiva possível.

A gestão do SAMU, em consonância com a gestão municipal da saúde, ciente da fragilidade da situação da frota da Região (responsável por aproximadamente 1100 atendimentos por mês), tendo em vista a necessidade urgente de renovação desta frota, que é de responsabilidade do governo federal, tem insistido no pleito de aquisição de novas ambulâncias ao ministério da saúde, visando a garantia de um atendimento de qualidade. Destacamos que no primeiro semestre de 2018 chegará uma nova ambulância para fortalecimento do serviço, fruto de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Azi.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas (SESAU), entendendo a importância do SAMU na rede de Saúde do município, elaborou um projeto para uma nova base que contemple a relevância do serviço e a grandeza da cidade, visto que a base encontrada pela gestão atual tem uma estrutura precária e muito aquém das necessidades do serviço. A SESAU está empenhada em viabilizar o recurso necessário para a efetivação dessa nova base, para que assim o SAMU preste um serviço ainda melhor a toda a população da região de Alagoinhas e garanta um espaço de qualidade para os servidores que atuam com presteza neste equipamento de saúde.