Estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia visitam Estação Sobocó

10 de abril de 2018, 17:46

Na manhã desta terça-feira (10), estudantes dos cursos de Administração, de Engenharia Mecânica e de Logística da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC) estiveram na Estação Engenheiro Francisco Távora (Estação Sobocó) para uma visita técnica e realização de uma mesa redonda sobre a gestão pública aplicada ao SAAE.

Segundo a professora Leila Pires, que também é assessora de Integração Comunitária da autarquia, a pertinência da visita acadêmica consiste na certeza de que o serviço público precisa ser um serviço amplo, afinal “no SAAE, nós respiramos engenharia, administração e logística”.

A ocasião foi mais um exemplo da preocupação do SAAE em estreitar cada vez mais os laços com a comunidade, tendo em vista, inclusive, a necessidade de aproximação com estudantes – não só de curso superior.

Em um tour pelas dependências locais, ora conduzidos pela diretora técnica Valéria Lima, ora conduzidos pelo laboratorista Adriano Almeida, os alunos ouviram explanações acerca do funcionamento do sistema e seus desafios diários, além de informações sobre o processo de tratamento de água e o monitoramento do bem mais precioso do planeta.

Uma vez que o processo educativo está não só nas salas de aula, mas também nos chamados ambientes não formais, ao longo de toda a manhã os graduandos tiveram, ao ar livre, uma aula sobre o funcionamento interno da instituição responsável por gerenciar os serviços de água e saneamento da cidade.

A diretora geral Maria das Graças Reis esteve presente e conversou com os visitantes sobre a imprescindibilidade do zelo pela gestão pública, abordando tópicos como “modos de gerenciamento de uma autarquia” e “princípios da administração pública”.

Para a diretora geral, “momentos como esse são essenciais para a futura vida profissional desses alunos, por isso é gratificante participar, como gestora do SAAE e engenheira sanitarista, de iniciativas como a que foi desenvolvida hoje no Sobocó”.

Rafael Torres, estudante de Logística, ecoou as palavras de Maria das Graças. “Foi muito interessante poder conhecer um pouco da logística do SAAE, pois deu uma base para quando a gente for atuar no mercado de trabalho”, disse.

Para Maria Joana Dias, estudante de Administração, “foi ótimo poder observar o trabalho dos servidores da autarquia, vendo na prática a teoria que é passada na faculdade”.

Gilvan da Conceição Santos, estudante de Engenharia Mecânica, afirmou que a ida até a estação foi sem dúvidas um momento de grande aprendizado para todos. “Quem não veio, perdeu”, concluiu.

CONTATOS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

WhatsApp: (75) 981804500