Realizado com apoio da Prefeitura, “Encontro com Lideranças Inspiradoras” promove reflexões para fortalecer o empreendedorismo na região

13 de abril de 2018, 14:47

Com apoio da Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), o SEBRAE promoveu ontem (12) o “Encontro com Lideranças Inspiradoras”, às 19h, no auditório do Plaza Hotel.

De acordo com o coordenador André Gustavo Barbosa, da unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/BA), o objetivo do encontro era reunir pessoas que dedicam parte do tempo para construir coisas em benefício da sociedade e promover uma reflexão sobre a importância da participação no âmbito municipal. “O papel das lideranças é fundamental para o desenvolvimento. Pessoas que inspirem outras, que consigam engajar pessoas nas causas da sociedade. Acho que estamos vivendo uma época muito interessante, com tudo o que está acontecendo no país, e a gente sente a carência dessas lideranças, do protagonismo das pessoas, porque o mundo muda a partir da nossa cidade, do nosso local”, ressaltou.

A atividade faz parte do programa piloto “Liderar o Futuro” que, desde fevereiro, acontece em Alagoinhas, a primeira cidade do estado a ser contemplada com a iniciativa. “É um programa de 9 encontros que começou em fevereiro e acaba em maio. Nós estamos mais ou menos no meio desse programa de formação de lideranças e, na programação, tem esse encontro aberto à comunidade, para que possam conhecer a ação e também para despertar a importância da nossa participação na constituição de uma cidade melhor”, explicou o coordenador do SEBRAE.

O escolhido para liderar as discussões do encontro aberto à comunidade foi o empresário paranaense Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil, uma instituição que está presente hoje em 120 cidades brasileiras.

O menino que nasceu em Maringá e perdeu o pai dos 4 para 5 anos de idade, quando ainda era criança e saía para entregar verduras nas casas ou para vender os produtos da avó e que construiu, depois de anos de dedicação, uma carreira de sucesso no Banco do Brasil, do qual se desvinculou, por opção pessoal, em 1995, à época não sabia, mas ia se tornar, a partir de uma empresa familiar, um grande empreendedor.

Foi contando parte da história que o fez chegar a ser gestor de um conjunto de empresas que presta atendimentos de excelência a grandes clientes, como a Volvo, que o líder paranaense falou de questões sobre empreendedorismo, propósito de vida, investimento, qualificação, planejamento e resultado.

Há 13 anos atuando apenas como conselheiro para os filhos que atualmente gerenciam os negócios, Ney Braga fez do Observatório Social do Brasil o seu plano de vida e chegou pela primeira vez a Alagoinhas, no interior da Bahia, incentivando a formação de novos líderes para transformar a realidade do empreendedorismo na região.

“O encontro de lideranças inspiradoras vem justamente mostrar às pessoas da comunidade, àqueles que, de alguma forma, desempenham funções de liderança, que é possível assumirmos nosso papel de protagonismo na história e de fazermos a diferença a partir da cidade onde vivemos. É nesse sentido que venho aqui para contar um pouquinho da minha história de vida, de como eu cheguei até aqui e de como eu vejo, na prática, que um cidadão que tenha um propósito de vida em ser feliz, fazer aquilo que gosta e colocar a serviço da sociedade os talentos pode tornar isso possível”, destacou o convidado, que aproveitou para dizer que não será a sua última vez na cidade. “Estou muito honrado com esse convite e espero voltar outras vezes especialmente para ver os resultados do trabalho que está se começando em Alagoinhas”, pontuou.

O evento reuniu cerca de 180 pessoas e contou com a participação de representantes das associações comerciais, das lideranças de classe e de representantes das secretarias municipais, com presença também da vice-prefeita Iraci Gama, que agradeceu às forças empresarias pelo apoio à iniciativa.

SEBRAE - Noite