Prefeitura de Alagoinhas apresentará o Projeto “Alagoinhas Cidade Digital” no 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

13 de abril de 2018, 16:00

A Prefeitura de Alagoinhas participará do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, após o destaque como exemplo de cidade digital, o município foi convidado para compartilhar as ações desenvolvidas na área de tecnologia e conectividade para melhorar a comunicação entre as secretarias e a comunidade. O evento acontecerá entre os dias 19 e 20 de abril na cidade de Lages, em Santa Catarina.

De acordo com o diretor de tecnologia de informação de Alagoinhas, Jorge Félix, a rede em fibra óptica conecta pelo menos 80% das Secretarias e contribui para o fornecimento do sinal de internet gratuito nas três principais praças do município. Já são mais de oito mil acessos e 2.500 usuários cadastrados.

Além do sistema de monitoramento por câmeras recuperado recentemente, Alagoinhas recebeu destaque nacional pelo sistema de ouvidoria implantado em conjunto com a Controladoria Geral da União, o qual permite ao cidadão enviar sugestões, denúncias, reclamações e elogios via internet, bem como a implementação do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e novo portal da transparência, que possibilita ao cidadão ter acesso às informações ativas e passivas do município em tempo real, atendendo assim as exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em março, o prefeito Joaquim Neto também assinou o termo de adesão ao programa Internet Para Todos, indicando quase 40 pontos, entre eles na zona rural, para receber conexão de internet via satélite. A proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é levar internet a baixo custo para localidades desprovidas do sinal. “Alagoinhas é uma cidade com quase 200 mil habitantes, por isso precisamos dessa conectividade. O município vive um momento de crescimento, então é extremamente importante estar cada vez mais conectado e caminhando de forma inteligente, inovadora e tecnológica”, disse o prefeito.

A programação completa também pode ser conferida pelo: http://congressosc.redecidadedigital.com.br