O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, por meio de suas diretorias e coordenações, tem realizado um conjunto de ações estratégicas visando a melhoria do saneamento em Alagoinhas.
De junho de 2017 até o presente momento, a atual gestão da autarquia realizou 4.581 instalações e substituições de hidrômetros na cidade.
Uma vez que o hidrômetro, aparelho responsável pela medição do volume de água usado em um imóvel, é de extrema importância quando o assunto é o uso racional do bem mais precioso do planeta, tal dado reflete o compromisso da autarquia na preservação do meio ambiente e em assegurar justiça para com os usuários alagoinhenses, cobrando a cada um apenas pela quantidade que é usada.
A fabricação, especificação e instalação dos hidrômetros são realizadas com base em normas técnicas e portarias da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO). É dessa maneira que a precisão de seu funcionamento é assegurada.
O hidrômetro só contabiliza, invariavelmente, quando há passagem de água. Assim, cada usuário pode, a partir da realização de leituras regulares, controlar o seu próprio consumo, bem como identificar a existência de problemas como infiltração e vazamento.
Para fazer a leitura hidrométrica, deve-se ignorar os dois últimos números em cor vermelha, levando em conta apenas os quatro números em cor preta do equipamento; são eles que indicam quantos metros cúbicos de água foram consumidos.
Logo, supondo que no primeiro dia do mês o usuário anote os números 0005 (pretos) 10 (vermelhos) e, quinze dias depois, anote 0009 (preto) 0005 (vermelho), basta subtrair 0009 por 0005. Portanto, no exemplo acima seria constatado que, durante o período, 4 metros cúbicos de água passaram pelo hidrômetro.
Vale ressaltar ainda que, embora o custo da instalação do hidrômetro seja do prestador de serviço hídrico, o cuidado é de inteira responsabilidade do morador. Em caso de danificação, porém, o SAAE deve ser contatado para a substituição do equipamento sem nenhum custo.
Por fim, em paralelo à campanha Caça-gatos, colocada em prática pela Diretoria Comercial com o objetivo de diminuir o número de ligações clandestinas, a autarquia pede aos usuários que, ao identificar, denunciem os casos irregulares. Para tanto, basta entrar em contato com um dos canais oficiais de atendimento do SAAE.
Além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro ), outras duas maneiras de contato: WhatsApp e Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.
ASCOM
Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas
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