Feira de Saneamento proporciona um domingo de lazer e informação a moradores do Jardim Petrolar

11 de junho de 2018, 14:59

Um momento repleto de lazer, conhecimento e interação. Assim foi a manhã dos moradores do Jardim Petrolar neste domingo (10), com a execução da Feira de Saneamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas.

O evento, desenvolvido pela Assessoria de Integração Comunitária (AIC) e parte do programa federal Saneamento para Todos, possibilitou um contato entre a população e serviços públicos de saúde, educação ambiental e sanitária.

Ao longo de toda a manhã, a população teve acesso, de forma gratuita, a serviços fisioterapêuticos, orientação odontológica e sobre causas jurídicas, corte de cabelo, ginástica laboral, massagens terapêuticas, aferição de pressão, solicitação de 2ª via, palestra sobre uso racional da água.

Tudo isso numa ação conjunta entre a autarquia e parceiros, como a FATEC, a UNIRB, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o Centro Profissionalizante de Cabelereiros e Similares (CEPROC), o Posto de Atendimento do SAAE, Mary Kay, Gleice Massagens Terapêuticas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e professor Itamar Brito.

De acordo com Leila Pires, assessora de Integração Comunitária, a Feira teve como foco saneamento básico e educação ambiental.  Estrategicamente, os temas foram abordados de maneira lúdica, fazendo uso, por exemplo, de teatro de fantoches, uma vez que havia a preocupação em cativar o público infantil.

Para Tila Cerqueira, coordenadora odontologia FATEC, toda ação educativa é valida por mexer com a questão da prevenção. Prevenindo, evita-se diversos problemas. Daí a importância de atingir o público infantil, uma vez que as crianças acabam sendo agentes multiplicadores, inclusive dentro da família. “Dessa forma, a gente deixa plantada uma semente de conhecimento”, explicou a coordenadora odontológica.

Michele Duarte, vendedora, qualificou a Feira como interessante e, junto ao filho, aproveitou inúmeros serviços, desde orientação bucal até planejamento familiar. “Foi muito legal, todos os serviços foram importantes para mim”, disse a moradora do bairro.

A associação de moradores do bairro também participou da Feira, com barraca de comidas típicas, cuja arrecadação será revertida em melhorias para a própria associação.

Maria das Graças Reis, diretora geral do SAAE, ressaltou que “o SAAE não só presta serviço de abastecimento de água e saneamento sanitário, mas tem como objetivo promover a saúde de um modo mais amplo, para além das ações de infraestrutura”.

Além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro), há o WhatsApp e o Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas
E-mail: ascom.saae@alagoinhas.ba.gov.br