O prefeito Joaquim Neto esteve nesta sexta-feira (17) com o secretário de saúde do município, Moacir Lira, para uma visita à Maternidade de Alagoinhas com foco nos encaminhamentos que devem gerar avanços tanto na estrutura física do espaço como no atendimento à população.
Os gestores almoçaram no local, com profissionais da maternidade, e aproveitaram para fazer uma avaliação das necessidades dos setores, com proposições para a melhoria do atendimento à comunidade.
A visita, que seguiu até o período da tarde, foi revertida em atividades de ordem prática para o município: segundo o secretário da pasta, Moacir Lira, a Maternidade deverá passar, nos próximos meses, por melhorias na estrutura física e novas intervenções.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/WhatsApp-Image-2018-08-17-at-13.39.52-768x1024.jpeg)
Imagem: Divulgação/SESAU
“A visita de hoje não deixa de ser também uma das ações que temos desenvolvido do Gabinete Itinerante, que tem promovido essa relação direta, fortalecendo as ações e abrindo canais de diálogo quando o assunto é trazer avanços para a saúde. Claro que, desta vez, com a presença ilustre do nosso prefeito, que fez questão de acompanhar tudo de perto. Temos agora um plano de melhorias para a estrutura física da maternidade e queremos trabalhar também com atendimento humanizado, proporcionando cursos e capacitações aos profissionais que lidam diretamente com o usuário”, afirmou o secretário de saúde Moacir Lira.
De acordo com ele, o intuito é construir uma agenda de ações positivas para o Hospital Maternidade, proporcionando uma melhora significativa tanto no quadro de consultas e atendimentos quanto na qualidade do serviço prestado.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/WhatsApp-Image-2018-08-17-at-13.40.11-1024x768.jpeg)
Imagem: Divulgação/SESAU
Para o prefeito Joaquim Neto, é mais um esforço da gestão que enxerga a saúde como uma das prioridades do município. “Encontramos a maternidade em condições precárias de funcionamento e temos nos empenhado para trazer, gradativamente, melhorias que garantam atendimento digno à população. Nós já iniciamos algumas intervenções e conseguimos, há pouco tempo, as adequações das salas de pré-parto, em conformidade com a lei que garante à mãe o direito à presença de um acompanhante durante o trabalho de parto. Temos trabalhado de forma incansável para garantir a assistência e vamos trazer melhorias”, pontuou Joaquim Neto.
Além das reformas e do programa de qualificação da assistência humanizada, a SESAU informou que a maternidade poderá contar também com um novo equipamento de ultrassom.
A secretaria informou que a aquisição faz parte da agenda positiva de ações e que as intervenções na estrutura física – já iniciadas – devem continuar sendo realizadas na próxima semana.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/WhatsApp-Image-2018-08-17-at-13.40.26-1024x768.jpeg)
Imagem: Divulgação/SESAU