Prefeitura intensifica vacinação contra Poliomielite e Sarampo nesta sexta-feira (31)

30 de agosto de 2018, 10:09

Na data de encerramento da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que vem sendo realizada desde o início do mês em todas as unidades de saúde, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Saúde (SESAU), intensifica o atendimento à população. Nesta sexta-feira (31), quando termina a Campanha Nacional, os postos do município poderão contar com profissionais dedicados exclusivamente à imunização.

“Faremos uma intensificação vacinal em todas as unidades de saúde para a atualização das cadernetas das crianças na imunização contra o sarampo e a polio. Todas as unidades do município estarão fazendo a aplicação da dose”, explicou Claudine Ramos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Segundo ela, a vacinação é a única forma eficiente de prevenção contra as doenças, e é necessário que a população se atente ao público-alvo: todas as crianças maiores de um ano de idade e menores de 5 anos devem ser vacinadas.

No “Dia D” da Campanha, os sete postos volantes de atendimento e as 33 unidades de saúde de Alagoinhas garantiram mais de 700 meninos e meninas imunizados em um dia de força-tarefa. Em números, eles se uniram às outras mais de 2 mil crianças que haviam recebido a dose desde o início de agosto, mas, segundo a Secretaria de Saúde, é preciso conscientizar a população para fazer ainda mais.

“O Dia D da campanha é sempre uma oportunidade para que os pais que ainda não levaram os filhos se dirijam aos pontos de fácil acesso e garantam a imunização das crianças da faixa etária estabelecida. O Brasil registrou novos casos de sarampo em diversos estados. Não podemos deixar que a doença continue avançando”, enfatizou o Secretário de Saúde Moacir Lira.

A vacinação será realizada no horário de funcionamento normal das unidades e as equipes de saúde devem visitar também algumas escolas municipais para fazer a vacinação.