Após muita expectativa, Praça Rui Barbosa será inaugurada na noite de hoje

6 de setembro de 2018, 11:36

Após muita expectativa , Alagoinhas terá, nas próximas horas, um reencontro com uma parte importante da sua história, com a inauguração da Nova Praça Rui Barbosa. A grande obra de requalificação recebe os últimos ajustes para ser entregue à população na noite desta quinta-feira (06), em uma solenidade que ocorrerá às 20h.

A Praça Rui Barbosa, que já foi chamada de Praça da República, recebeu projeto paisagístico, iluminação de LED, nova pavimentação, revestimentos de granito, novos bancos, piso podotátil, dois parques infantis com piso emborrachado, reforma completa da praça de alimentação, projeto paisagístico, iluminação com lâmpadas de LED,  fonte com espelho d’ água, playground, palco, pergolados com eucalipto tratado e 16 novos quiosques.

A expectativa também é muito grande por conta do memorial que foi construído na região central da praça, em homenagem à Rui Barbosa. É um espaço que será aberto para visitação, onde foi colocado, após restaurado,  o antigo busto de Rui Barbosa, cartazes com informações sobre a vida do intelectual baiano e a sua forte ligação com o município, e uma estátua em metal com a qual as pessoas poderão interagir.

“Rui Barbosa esteve diversas vezes no município durante suas viagens ao interior, e por conta dessa verdadeira adoração mútua entre ele  e o município,  foi o escolhido para dar nome à nossa praça mais importante.Esse memorial é uma  homenagem a esse baiano que consagrou-se uma das figuras de maior relevância no país e será uma fonte de informações para a população sobre a sua biografia”, explicou a vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo(SECET), Iraci Gama.

“É uma requalificação feita com materiais de alta qualidade, que foi planejada por pessoas da cidade, com todo o cuidado para que fossem preservadas as árvores centenárias e com base em observação da estrutura de centros de lazer de grandes capitais durante minhas viagens. Após todas as benfeitorias que foram empreendidas, podemos afirmar que é a praça mais bonita do interior do estado”, enfatizou o prefeito acrescentando que, durante a solenidade, fará o anúncio da requalificação de mais três praças do município.

(Fotos: Samila Souza, em estágio na SECOM)