Grande público prestigia inauguração da Nova Praça Rui Barbosa

7 de setembro de 2018, 20:02

Centenas de pessoas acompanharam a inauguração, na noite desta quinta-feira (6), da Nova Praça Rui Barbosa. O evento contou com as presenças do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, da vice-prefeita e secretária de Cultura Esporte e Turismo(SECET), Iraci Gama,e de  vereadores, secretários municipais e outras lideranças.

A Praça recebeu requalificação completa e tão logo aconteceu a retirada dos tapumes que protegiam o local durante as obras, pessoas de todas as idades já começaram a fazer uso do espaço. Com seis meses de duração, a obra, que foi conduzida pela  Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN), resgatou urbanisticamente o espaço, que ganhou nova pavimentação, revestimentos de granito, novos bancos, piso podotátil, reforma completa da praça de alimentação, projeto paisagístico, iluminação especial,  fonte com espelho d’ água, playground com piso emborrachado, palco, pergolados com eucalipto tratado, 16 novos quiosques e um memorial dedicado à Rui Barbosa.

Emocionada, a vice prefeita falou sobre o resgate deste importante espaço público de interação social e expressões culturais. “Rui Barbosa voltou para onde jamais deveria ter saído. É gratificante ver uma praça tão linda como essa sendo devolvida  para que a população volte a tê-la como referência de lazer e cultura e para que sejam construídas nova memórias afetiva, disse Iraci Gama. “A Praça que se chamava Praça da República recebeu o nome de um ilustre baiano que veio diversas vezes em Alagoinhas, cidade que elogiou pela sua pujança em seus escritos e  discursos. Com essa revitalização, a sua relevante contribuição para o país estará disponibilizada para o conhecimento de todos, é só visitar o espaço que foi criado com muita dedicação”, continuou a vice-prefeita, referindo-se  ao Memorial Rui Barbosa, localizado no centro da praça, e que abriga o antigo busto, totalmente restaurado, informações sobre a biografia e uma estátua do intelectual.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Salvador, ACM Neto, elogiou a gestão municipal  e enfatizou a importância da praça para os moradores e visitantes do município.  “Rui Barbosa, pela grandiosidade de sua obra e de seu legado, não poderia estar numa praça diferente dessa , com a beleza, capricho e modernidade que a gente está vendo no coração da cidade. Vejam quantas pessoas estão aqui hoje curtindo, aproveitando a praça , que sempre foi ponto de encontro, um ponto da vida de Alagoinhas. Só que hoje ela está mais bonita e as pessoas podem bater no peito, com orgulho, que graças ao trabalho deste grande prefeito, Alagoinhas tem  uma das praças mais bonitas deste grande Brasil”, declarou.

O prefeito Joaquim Neto pontuou diversos avanços de sua gestão e o cuidado especial que a prefeitura tem tido com com a qualidade de vida da população. “ É imensa a alegria de, enquanto prefeito de Alagoinhas, poder entregar a praça, que é um novo conceito deste tipo de espaço na cidade. Sou morador do entorno, assim como cada morado e visitante tenho diversas lembranças boas  e, sem dúvida, esta é uma marca de uma gestão eficiente que cuida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Para garantir a preservação do patrimônio e proteção dos visitantes, a praça contará com a Guarda Municipal que cuidará do policiamento preventivo, enquanto não forem executados todos os processos licitatórios para implantação de um restaurante no espaço. Uma das contrapartidas do empreendimento vencedor será investimentos na segurança do local. “ Faremos um trabalho preventivo e depois da licitação, será definido como se dará esse trabalho integrado”, informou Alan Matos, comandante da Guarda Civil.

Aprovada – Considerada um novo conceito na cidade, a requalificação foi aprovada pela população, que está aproveitando as diversas opções de lazer oferecidas. Moradora em uma rua localizada no entorno da praça há cerca de 20 anos, Rita de Cássia França disse que gostou do espaço, e que agora tem uma opção mais próxima de sua casa. “Antes a gente tinha que ir para outros bairros e agora temos a praça de volta aqui pertinho”, disse. “Nunca acreditei que veria esse espaço desta forma. Queria muito que a minha princesa fosse criança novamente para que eu pudesse trazê-la para se divertir aqui”, comenta Rita, que estava acompanhada de sua filha Jéssica, de 19 anos.

Permissionário de um dos boxes da área de alimentação, Antônio Carlos, 36 anos de Praça Rui Barbosa, conta que começou com uma banca de revista e que o trabalho como comerciante foi e é a única renda com a qual contou e que conseguiu formar sua única filhano curso de Nutrição. Ele comemorou muito o novo espaço:“Estou achando ótimo. Esse era um local que estava abandonado, mas agora valoriza o comércio e, com certeza, já aumentou o movimento”, disse.

A festa de inauguração da praça contou, ainda, com show pirotécnico, apresentação do Grupo de Capoeira Expansionismo e show da Banda Caras & Coroas.