Outubro Rosa: Ação da Semas oferece apoio e cuidados para mulheres com câncer de mama

18 de outubro de 2018, 12:43

Conhecido mundialmente, Outubro Rosa é dedicado à luta contra o câncer de mama. A campanha remete à cor do laço que simboliza a luta para a prevenção e diagnóstico precoce. Em alusão à campanha e com objetivo de direcionar o olhar para o pós-diagnóstico e às fases de tratamento da doença, a Secretaria de Assistência Social(SEMAS), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou, nesta quarta-feira(17), na sede Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), uma tarde de mimos e cuidados para as mulheres da Associação de Oncologia Nova Vida.

Foto: Roberto Fonseca

Durante o encontro, um grupo de mulheres que estão passando por tratamento do câncer de mama receberam muito carinho e atenção com direito a sessões de meditação, massagens, terapias holísticas  e orientações jurídicas promovidas voluntariamente pelas fisioterapeutas Thaise Rodrigues e Ariane Reis, a Terapêuta Holística, Fernanda Vieira e a advogada, Jamilly Araújo. Na oportunidade as participantes também conheceram os diversos cursos de capacitação que serão ofertados em parceria com a Microlins, dentre eles, Marketing Pessoal, Liderança e Digitação.

Foto: Roberto Fonseca

Cristiane Nascimento, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, enfatizou a importância da iniciativa para a autoestima das mulheres da Associação Nova Vida.” Como o Outubro Rosa é focado na prevenção, a nossa preocupação com as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama e que precisaram fazer mastectomia, nos levaram a organizar esta ação com a associação de oncologia no CRAM, inclusive para apresentar o centro e fazê-las saber que é um local de acolhimento para elas também. Foi um momento muito gratificante para todas as envolvidas, que irá acontecer muitas outras vezes, graças à atenção e sensibilidade do prefeito Joaquim Neto e do secretário Alfredo Menezes”, afirma a coordenadora.

Foto: Roberto Fonseca

Com mais de 200 participantes, a Associação de Oncologia Nova Vida Alagoinhas tem sede na Casa de Cidadania, onde são feitas reuniões semanais para troca de informações, experiências e apoio mútuo. ” O grupo é muito importante para as mulheres que estão em tratamento, uma vez que geralmente a família e amigos não estão presentes como deveriam, então a gente se reúne todas as semanas, fazemos visitas às que estão acamadas, viajamos juntas, e este dia de hoje está sendo mais do que especial”, conta a presidente da Nova Vida, Ana Lopes. ” Este encontro no CRAM está sendo maravilhoso para nós, porque geralmente  só participamos de palestras, e foi a primeira vez em que fomos convidadas para um momento gostoso de descontração, relaxamento e cuidados tão especiais”, completa Ana Lopes.