Prefeitura intensifica realização de exames à saúde da mulher com ações em todas as unidades durante o Outubro Rosa

23 de outubro de 2018, 18:21

Durante o mês de outubro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), intensificou a Atenção à Saúde da Mulher, com demandas livres para a realização de exames.

De acordo com a coordenação da Atenção Básica, o acompanhamento ginecológico, a realização de preventivo e os exames de mamografia têm sido intensificados durante o mês, com coletas diárias realizadas nas unidades de saúde da família.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem promovido palestras e atividades educativas, para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“Solicitamos às unidades de saúde da família que fizessem a intensificação, neste mês, da atenção voltada à saúde da mulher, não apenas visando à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, mas ao atendimento direcionado e ao acolhimento do público feminino. Colocamos as mamografias como demanda livre. Isso garante uma agilidade no processo, e significa que mulheres de 50 a 69 anos têm acesso gratuito a esse tipo de exame sem uma demora prolongada no sistema. A regulação está marcando diariamente as guias para dar agilidade. Ou seja, que era marcado mensalmente agora tem sido diário”, afirmou Eliana Ferreira, diretora da Atenção Básica.

Segundo ela, cada unidade adotou uma forma de abordagem: de cartazes, mensagens, palestras e momentos de diálogo a decoração e uniformização das equipes, que adotaram a cor rosa para chamar a atenção em algumas localidades, seguindo o movimento nacional que vem ganhando força a cada ano com a bandeira da conscientização, os profissionais se voltaram à necessidade de discutir, valorizar e investir no cuidado direcionado à saúde da mulher.

Com informativos e dados sobre o autocuidado compartilhados, a intenção, segundo a SESAU, é de que a rede ajude a fortalecer a prevenção e o diagnóstico.

Também foram realizadas ações específicas, em decorrência da mobilização do Outubro Rosa, pela Guarda Municipal, pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência em Atendimento à Mulher, e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que promoveu uma palestra sobre prevenção para as funcionárias da autarquia.

A SESAU informou que, no que tange à rede básica de atenção à saúde no município, ações afirmativas continuam sendo desenvolvidas em todas as unidades.

Confira as fotos de algumas das ações desenvolvidas no âmbito municipal:

Imagem: SESAU/Divulgação