“Beleza para todos”: projeto leva atendimentos gratuitos ao Mercado do Artesão

24 de outubro de 2018, 11:47

Quem passou pelo Mercado do Artesão na manhã desta quarta-feira (24) encontrou tinta, esmalte, pincéis, cartazes e um grupo de mulheres unidas para transformar energia e vontade em ação efetiva com foco na autoestima da mulher.

Com a proposta de proporcionar, ao público, um momento de compartilhamento, aprendizado e empoderamento, a iniciativa “Beleza para todos”, da Associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e região, dividiu espaço com o projeto Jorge Soares Ferreira de Pintura em Tecido, idealizado por Norma Soares Ferreira, que encontrou, no ensino da atividade artesanal, uma forma de sair da depressão e de ajudar mulheres que precisam.

“Perdi minha mãe e meu irmão. Entrei em depressão. Para não morrer de depressão, de choro e tristeza, eu decidi sair e ensinar tudo o que eu sei para as pessoas que precisam. Essa já é a 4ª turma e eu vejo que minhas alunas estão melhorando a cada dia”, afirmou Norma Ferreira.

Com uma ala distribuída a mulheres do trabalho artesanal de pintura em tecidos e um espaço destinado a tratamentos de beleza, com cortes de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas, o público feminino abraçou a proposta e aprovou as iniciativas.

“Eu comecei tem um mês, mais ou menos, a participar do curso de pintura, mas é uma coisa que está me ajudando muito psicologicamente. Para mim, está sendo uma terapia e pretendo ganhar um dinheirinho. Eu venho de Salvador. Vim aqui para cuidar de minha mãe. Quando eu soube desse projeto, comecei e estou amando. A professora é maravilhosa, paciente. Eu acho que ajuda as pessoas a levantarem a autoestima, proporciona mais alegria quando sentimos que estamos nos desenvolvendo e aprendendo”, pontuou Girlanda Maria Barbosa, que participa semanalmente do projeto.

A colega de Girlanda, Maria de Assis, concorda. Segundo ela, além do aprendizado, a atividade permite “fazer amizades” e comercializar o próprio produto.

No caso de Rita dos Santos, que começou a frequentar o grupo há 3 semanas, não é diferente. “Muitas mulheres têm problema de depressão. Algumas delas vivem só e aqui já é uma animação. Já é uma grande ajuda, pra mim mesma, porque eu gosto de quadro, mas não sei nada de pintura. Estou aprendendo”, comentou.

As atividades de pintura em tecido e de serviços de beleza são independentes, embora tenham sido realizadas de modo conjunto, dividindo o mesmo espaço, esta semana. E a mescla de aprendizados, compartilhamento, arte, estética e tratamentos de beleza parece ter gerado efeitos positivos no que tange à democratização do acesso a estes serviços e à recuperação da autoestima para as mulheres que participam da iniciativa.

“Estou achando maravilhoso. Eu estava precisando cortar o cabelo, já cortei. Precisava também fazer a sobrancelha, já fiz. Agora, estou chique para ir ao médico amanhã. Sairei daqui preparada, mais bonita”, disse Lúcia Santana Cerqueira, que aproveitou a oportunidade oferecida pelo “Beleza para todos”.

Para Vânia Souza, da Associação de Cabeleireiros, proporcionar às pessoas que têm vontade, mas não têm condição, momentos de empoderamento e realização, beneficia não apenas a quem é atendido, mas também a quem oferece o serviço. “Quando o projeto faz felizes as pessoas, ele está atingindo o seu objetivo”, ressaltou.

A ação, realizada das 8h às 12h no Mercado do Artesão, foi apenas o pontapé, de acordo com as envolvidas, para concretizar o desejo de um trabalho voluntário com resultados efetivos para a comunidade.

A Associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e participantes do projeto de pintura em tecido destacaram a necessidade de incentivo, tanto do poder público, quanto das empresas privadas, para garantir que novas ações possam ser desenvolvidas no âmbito municipal.

O apoio para as atividades foi da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Confira algumas fotos da ação:
SECET - Beleza para TODOS.