SESAU participa de caminhada do Outubro Rosa e reforça que o atendimento com demanda livre para realização de exames pela rede municipal segue até quarta-feira (31)

30 de outubro de 2018, 16:11

Imagem: Divulgação/SESAU

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) participaram, no último final de semana, da “Caminhada do Outubro Rosa”, promovida pela Associação de Oncologia Nova Vida em alusão à campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

No início do mês, a SESAU intensificou a Atenção à Saúde da Mulher, com demandas livres para a realização de exames. De acordo com a coordenação da Atenção Básica, o acompanhamento ginecológico, a realização de preventivo e os exames de mamografia têm sido realizados com coletas diárias nas unidades desde o começo de outubro.

No último sábado, profissionais da pasta se uniram a membros da Associação de Oncologia Nova Vida para uma caminhada pelo centro da cidade. A intenção, segundo os organizadores, era chamar a atenção da população para o diagnóstico e para as medidas preventivas.

“É mais uma ação voltada à prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher. Quando o assunto é acolhimento à saúde, a postura da secretaria não poderia ser diferente. A SESAU apoia as iniciativas, dialoga com a comunidade. E a secretaria sinaliza, mais uma vez, que as mulheres podem se dirigir às unidades de saúde para a realização de exames”, afirmou Edlam de Souza Santos, diretor de planejamento da Secretaria de Saúde.

Imagem: Divulgação/SESAU

A SESAU enfatizou que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

No Brasil, cerca de 12 mil mulheres morrem por ano em decorrência do câncer de mama e as pesquisas apontam que, quando diagnosticada no início, a doença chega a 90% de chance de cura. Mundialmente, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer entre mulheres e, embora a genética seja um fator considerado, somente em 10% dos casos a doença se deve à hereditariedade.

Em Alagoinhas, a demanda livre de exames com coleta diária segue até esta quarta-feira (31).