Expo Alagoinhas: Edição 2018 registra recorde de animais

5 de novembro de 2018, 17:09

Umas das principais vitrines do agronegócio no estado, entre os dias 1º e 4 de novembro, a 21º Expo Alagoinhas reuniu produtores, criadores e fornecedores de maisd e dez  cidades no Parque de Exposições Miguel Fontes, registrando um recorde de animais, com exposição de 222 cabeças da raça Girolando, 105 campolinas, 220 caprinos e ovinos e 145 nelores.

Raça genuinamente brasileira e responsável por 80% da produção leiteira do Brasil, o destaque foi para a raça Girolando, com 165 animais julgados, o que tornou a a Expo Alagoinhas a maior em gado Girolando do estado, superando a FENAGRO.

Com uma estrutura projetada para aproximar os visitantes da vida no campo e uma programação diversificada, a EXPO contou com a participação de 89 expositores(30% maior do que no ano passado) e agregou a realização de três leilões (Girolando/Gir Leiteiro, Campolina e Nelore), atrações culturais, torneios leiteiros, provas desportivas, julgamento de raças com classificatória para o ranking nacional, minicurso minicurso de fabricação caseira de queijos, iogurte e requeijão, palestras sobre Piscicultura, Feira da Agricultura Familiar, Casa de Farinha para visitação, visitas guiadas para 500 alunos da rede municipal, área de lazer infantil com montaria e atividades culturais como samba-de-roda.

O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e conta com apoio do Banco do Brasil, da BSC Copener e do Governo do estado, através da Secretaria de Agricultura.

“Participei de todas as edições da  Expo de Alagoinhas, não só como criador, mas também como comprador. A Bahia é hoje uma referência nacional pelo numero de animais e pelos ganhadores, ocupando o segundo lugar como produtor. Dos dez maiores campeões da raça no país, seis são baianos e a campeã nacional é de Alagoinhas”, explica Joan Alves Araújo, que é membro da Associação Nacional de  Cavalos Campolina. “Com a produção na região Alagoinhas conseguimos abastecer todos os criadores, incluindo os de outros estados que vêm para prestigiar boas matrizes. E nesse contexto,  o mangalarga marchador também está voltando a participar, ampliando a sua visibilidade”, acrescenta.

Fábio Brito é campeão do concurso de melhor expositor de caprinos Boer do estado e pela segunda vez, participa da Expo Alagoinhas.Ele elogiou a organização do evento e destacou a exposição como vital para a apresentação ao público do trabalho genético que é realizado na Bahia. ” Localização geográfica da cidade, pessoas com poder aquisitivo investindo, varios criadores e apoio da gestão torna esta uma das melhores exposições da Bahia. Temos o objetivo maior fomentar a criação na região, esta crescendo bastante , tem muita demanda e as vendas nesta edição superaram as expectativas”, afirmou.

Os negócios são realizados durante e depois . “É a nossa primeira vez na Expo, mostrando e demonstrando nossos produtos e é assim que surgem vendas durante e pós a Feira”, conta a supervisora de vendas de produtos derivados de leite de cabra, Luíza Santos, que veio de Aracaju e ocupou um dos 20 stands disponibilizados no evento.

“A cada ano vem crescendo a participação da ovino-caprinocultura na Expoalagoinhas. Antes havia uma participação média de nove criadores e na expo deste ano participaram 15, com 204 animais. O volume de vendas também foi o maior de todos, com  60.000 reais. No setor esteve presente um laticínio de leite de cabra, cujo stand foi um dos mais visitados, tendo vendido todos os produtos cujo destaque foi o queijo coalho”, apontou o secretário de Agricultura, Geraldo Almeida.

Desde o ano passado, o parque vem sendo preparado com a construção de equipamentos extras que permitem a realização de diversos leilões e julgamentos ao mesmo tempo. Esse cuidado com o Parque de Exposições, associado à excelente qualidade da produção que só faz crescer a cada ano na região e em todo o estado, é um dos fatores que tem atraído criadores e compradores , de acordo com o prefeito Joaquim Neto. ” Os resultados são o sucesso que tivemos nesta edição e as perspectivas de mais crescimento para o setor”, afirmou o prefeito.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS:
Expo Alagoinhas 2018