Fortalecimento da cobertura em Saúde: Prefeitura investe em reformas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Vigilância (VISAU)

18 de dezembro de 2018, 16:24

A Prefeitura de Alagoinhas realiza, nesta quarta-feira (19), duas novas entregas para fortalecer a cobertura em saúde no município.

A partir das 9h, no Loteamento do Parque Floresta, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) apresenta à população as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que foi requalificado pela Administração Pública do município.

“Todas as reformas, não apenas a do CAPS – e do CAPS posso falar de perto, porque sou profissional de lá – vêm com a perspectiva de proporcionar uma assistência de qualidade à população. Fizemos adequações de espaços para atendimentos individuais e em grupo, pintura, adequação da farmácia, do espaço de terapia ocupacional, melhorias para que as oficinas ocorram de maneira adequada. É importante dizer que o CAPS prioriza o trabalho de oficinas terapêuticas, então teremos espaços para que essas atividades – de pintura, arte, salão de beleza – ocorram de forma mais adequada, para melhor acolher à família, aos usuários e aos profissionais do setor”, enfatizou Moacir Lira, gestor da pasta.

A ação não é pontual. No período da tarde, a partir das 16h, a SESAU reúne novamente as equipes e convida a população para a entrega da Vigilância em Saúde, que também foi totalmente requalificada pela gestão.

De acordo com a secretaria, o prédio da Vigilância passou por uma reestruturação completa, com revisão elétrica, manutenção, adequação da área de informática, readequação da câmara fria, sala de estoque para os imunobiológicos e pintura dos espaços.

“Aquele prédio, que é importante, central, ao longo dos anos, foi se deteriorando, com problemas de estrutura. Praticamente foi uma reconstrução, com recursos próprios do município. Há muito o que se fazer, mas, nesse curto espaço de tempo em que estivemos à frente da gestão, não descansamos sequer um dia para que essas ações pudessem ser efetivadas”, declarou Moacir Lira.

A solenidade de entrega será realizada na Praça Graciliano de Freitas e a Secretaria Municipal de Saúde informou que novas melhorias já estão em curso também em outras unidades para o próximo ano.

A SESAU comunicou que os esforços para a reforma de estruturas físicas da saúde têm como objetivo assegurar um melhor acolhimento à comunidade, garantindo as condições necessárias para que os profissionais realizem um trabalho responsável e qualificado no atendimento à população.