Em parceria com a Prefeitura, Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia chega pela 1ª vez a Alagoinhas e abre inscrições para grupos locais

8 de janeiro de 2019, 17:54

Realizado desde 2002 com apoio do Fundo de Cultura e da Secretaria de Cultura do estado, o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia chega pela 1ª vez a Alagoinhas, depois de uma parceria com a Prefeitura Municipal.

Na 15ª edição do evento, além das tradicionais rotas pela capital baiana e por Madre de Deus, o Festival promove encontros em Alagoinhas, nos dias 19 e 20 de março, e em Lençóis, na Chapada Diamantina, nos dias 22 e 23 do mesmo mês.

Os grupos e artistas de Alagoinhas que tiverem interesse em apresentar espetáculos de dança, performances teatrais, acrobacia, artes plásticas ou ilusionismo têm até a próxima segunda-feira (14) para fazer a inscrição pelo site http://www.festivalderua.com.

“É a primeira vez que o Festival chega a Alagoinhas, com grupos nacionais e internacionais que serão selecionados. Os espetáculos são curtos e contamos com o apoio logístico dos municípios. No total, 16 grupos devem se apresentar e a programação será divulgada após o dia 10 de fevereiro. O Festival Internacional de Artistas de Rua está na 15ª edição e as apresentações já fazem parte do calendário cultural da Bahia”, afirmou a diretora geral Selma Santos.

A curadoria do Festival é do diretor artístico Bernard Snyder e os grupos selecionados serão comunicados até 10 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (SECET), que intermediou o diálogo entre poder público municipal e a direção do Festival, as apresentações, que funcionam no contexto de proximidade direta com o público, misturam poesia, música, arte circense, dança e teatro em uma programação de shows versáteis, com espaço para entretenimento, diversão, improviso e interação.

A SECET enfatizou a importância da realização para fortalecer as parcerias, ocupar os espaços de lazer e fomentar novas iniciativas no âmbito municipal. Os grupos que se apresentam recebem uma ajuda de custo do Festival, com hospedagem e alimentação.

O calendário oficial do evento começa no dia 14 de março, em Salvador, e as apresentações serão encerradas no dia 23, em Lençóis.