Qualificação profissional: Prefeitura promove treinamento sobre atualizações dos sistemas de dados da saúde em Alagoinhas

12 de fevereiro de 2019, 18:16

Foto: Roberto Fonseca

Com foco na otimização dos dados da saúde e na desburocratização do atendimento à população, a Prefeitura promoveu, nesta terça-feira (12), um treinamento voltado a enfermeiros e coordenadores das unidades de saúde do município.

A atividade, realizada na Faculdade Santíssimo Sacramento, contou com apoio do técnico em informática Neilton Dantas, de Pojuca, que ministrou uma palestra sobre os procedimentos técnicos de atualização do e-SUS, o sistema de coleta de dados simplificado do Ministério da Saúde.

“O Ministério não vai visualizar aquilo que eu digo que eu faço, ele vai sinalizar aquilo que eu informo. Então o coração de uma secretaria não é apenas o que a gente produz com as mãos, mas o que a gente informa e chega ao órgão. Toda informação da Atenção Básica, para o Ministério da Saúde, está disponível através do e-SUS. Então não adianta eu qualificar todo o atendimento na ponta se eu também não informar de forma adequada, garantindo a manutenção dos indicadores que a gente pactua com o Ministério da Saúde”, salientou Eliana Ferreira, diretora da Atenção Básica.

O objetivo principal do treinamento, segundo ela, foi qualificar a equipe de coordenadores e enfermeiros com o conhecimento necessário para otimizar os dados e manter a plataforma atualizada. “Pela manhã, fizemos uma atualização sobre os programas de hanseníase, tuberculose e oxigenoterapia do município. Falamos sobre protocolo e fluxos, discutimos o remapeamento da Atenção Básica, recebemos profissionais da Vigilância, para debater sobre vacinas nas unidades e, durante a tarde, fizemos uma atualização do sistema e-SUS”, pontuou.

Foto: Roberto Fonseca

A ação está em conformidade com o planejamento da nova secretária municipal, Rosania Rabelo, que assumiu a pasta e já trouxe para o debate em saúde a necessidade de informatização e conectividade. Segundo ela, com o uso de sistemas interligados, será possível trazer celeridade ao processo de marcação de exames, consultas, preenchimento de fichas cadastrais e análise das métricas referentes a atendimentos do município.

No total, 32 enfermeiros participaram do treinamento realizado nesta terça-feira. Cada profissional de saúde recebeu, da secretaria, um material com atualizações de portarias do Ministério da Saúde, normas e diretrizes, que irão nortear as ações iniciais nas unidades.