Conforto e segurança: Créditos da Zona Azul podem ser pagos pelo celular e cartão de crédito

14 de fevereiro de 2019, 20:42

A Zona Azul Digital começou a valer em Alagoinhas nesta quinta-feira(14). Com o objetivo principal de garantir a rotatividade das vagas, mas ao mesmo tempo proporcionar arrecadação para os cofres municipais, a concessão para exploração do serviço de estacionamento pago em vias públicas é uma medida que traz diversos benefícios para os usuários e para a cidade.
Aprovado pela Câmara de Vereadores em setembro de 2017, o projeto buscado pelo município baseia-se em três princípios: comodidade para o usuário, tecnologia e segurança.
Comodidade para o usuário e tecnologia porque, apesar de ser uma alternativa, os usuários não precisam dos monitores para comprar créditos ou regularizar o estacionamento nas 25 áreas sinalizadas. Os monitores possuem uma função muito além da venda de crédito, eles fiscalizam o funcionamento do sistema, auxiliam e dão orientações para os condutores.

Foto: Roberto Fonseca

A zona azul digital oferece duas formas práticas e rápidas para aquisição de créditos: a compra pelo aplicativo de celular DigiPare e pelo site www.digitare.com.br.  Comprando antecipadamente, basta estacionar e fazer o que precisa no comércio.  A compra de crédito direto nos pontos de venda ou na sede da empresa também são alternativas disponíveis para os usuários, mas não possuem a mesma praticidade e conforto.

O sistema informatizado também é mais seguro porque o usuário poderá acompanhar, via internet, a utilização e recarga de seus créditos e também por facilitar o controle das ocupações das vagas tanto pela empresa operadora da concessão, quanto pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que diariamente terá acesso, em tempo real, às operações realizadas, período de permanência etc.

“A cobrança de estacionamento em Zona Azul  já é largamente utilizada em capitais e cidades de médio e pequeno porte no Brasil e no mundo como medida de organização do trânsito, uma vez que evita o uso desordenado das vias públicas como espaços para guardar veículos particulares, assegurando o direito de todos poderem estacionar com rotatividade”, afirma o superintendente da SMTT, Raimundo Nonato. O superintendente também orienta que o monitor deve ser uma das últimas opções para aquisição de créditos. “Com o aplicativo é bem mais rápido e eficiente. Com o saldo, o motorista só precisa estacionar em uma das vagas, que o sistema logo identifica que ele está regular ”, destaca o superintendente.

Como comprar créditos antecipados pelo APP DIGIPARE

O DigiPare é o aplicativo oficial da CET em São Paulo para emissão do Cartão Azul Digital. O usuário de celular Android ou iOS deve procurar na loja de aplicativo, o DigiPare , e ao baixar o aplicativo, a primeira tela que aparece é para você criar uma conta, caso nunca tenha utilizado. Como todo aplicativo, o DigiPare é autoexplicativo . Através dele, o usuário pode se cadastrar de forma simples e prática, comprar créditos utilizando cartões de crédito Visa e Mastercard, consultar seu saldo , extrato de movimentação e deixar saldo para quando precisar usar  vagas de estacionamento novamente.

Faça o controle do seu tempo de estacionamento de forma prática, o aplicativo exibe o tempo restante para vencimento do seu tíquete de estacionamento. Configure um tempo para ser alertado sobre o vencimento do seu tíquete

Também é possível comprar créditos pelo site www.digipare.com.br realizando o pagamento com boleto bancário (Somente disponível para valores acima de R$ 100,00) e cartões de débito.

Foto: Roberto Fonseca

Tarifas e tempo de permanência:

Nas 25 áreas incluídas, a zona azul funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h. O prazo máximo de estacionamento na mesma vaga será de 2 horas, podendo ser prorrogada, no máximo, por mais 2 horas, não excedendo o prazo permitido de 4 horas em uma mesma vaga , exceto para áreas de interesse social (saúde e educação), que poderão permanecer por até 06 (seis) horas ininterruptas. Serão disponibilizadas na primeira fase, 970 vagas de carros e 395 vagas de motos.

O valor a ser cobrado para carros será de R$2,50, para as primeiras 2h, sendo que após esse tempo, será cobrado R$2,50 a cada 60 min, respeitando o período máximo de 4h.  Aos motociclistas será cobrada uma tarifa de R$ 0,80 para as primeiras 2 horas, e uma taxa R$ 0,80, a cada 60 min, respeitando período permitido de permanência. O sistema não funcionará aos domingos e feriados.

O tempo de tolerância é de até 15 minutos para pagamento da tarifa de pré-utilização, a fim de regularização do veículo.Caso não seja detectado o pagamento, ultrapassados os 15 minutos de tolerância, o usuário terá até 24 horas para pagar a tarifa educativa de pós -utilização no valor de 8 vezes a tarifa de estacionamento.

Pontos de venda da Zona Azul:

Tatá Lanches (Rua pedro Pondé, nº 26, Centro – 075 99820 1565

Papa Grill Restaurantes:Rua 24 de Maio, nº 299, Centro -075 9 9924 5622

Lanchonete São Francisco: Rua Elvira Dórea, nº 171, Centro -075 3421 -4570

Empresa E-Parking ; Travessa Dantas Bião, 12, Centro – 075 3422 -6531

Serviço de atendimento ao consumidor (SAC):

O800 941 3444

sac.alagoinhas@eparkingdigital.com.br