Distrito do Riacho da Guia recebe nova sede do CRAS

25 de fevereiro de 2019, 11:35

Foto: Roberto Fonseca

Após a inauguração, no último dia 17 , da nova sede do Cras de Boa União, chegou a vez do Riacho da Guia receber um novo Cras. A entrega foi realizada pela prefeitura, na manhã deste domingo (24). Participaram da cerimônia de inauguração , prefeito Joaquim Neto, a vice -prefeita Iraci Gama, o secretário de Assistência Social (Semas), Alfredo Menezes, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, o secretário  da Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Salvador, Leonardo Prates,  o prefeito de Inhambupe, Nena, os vereadores Bebé  e Pastor Lins, demais secretários, outras autoridades, servidores da Semas e moradores do distrito.

Foto: Roberto Fonseca

Mais amplo e adequado ao atendimento ao público, com o novo centro, o governo municipal cumpre o papel de facilitador e protetor da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, e amplia o atendimento de cerca 200, para mais de 500 famílias.O CRAS do Riacho da Guia conta com acessibilidade e espaços climatizados para recepção, atendimento ao Cadúnico, oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e brinquedoteca. A equipe é formada por uma coordenadora, duas assistentes sociais, duas psicólogas, três orientadores sociais, recepcionista, agente de serviços e cinco oficineiros.

A dona de casa, Aparecida Santana, recebe atendimento no CRAS junto com seus filhos de 20, 18 e 8 anos,  e elogia toda a assistência oferecida pelo novo equipamento. “Participamos de todas as reuniões organizadas pela equipe e dos grupos de dança, ginástica e futebol. Em comparação à outra casa, esta é muito melhor, o espaço é maior e temos mais conforto para participar das atividades e tirar nossas dúvidas sobre os programas do governo. Riacho só tem a ganhar com o novo CRAS que recebemos”, comemora Aparecida.

Foto: Roberto Fonseca

O secretário de Assistência Social, Alfredo Menezes, explica os benefícios que obra representa para usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essas ações são fundamentais para a transformar vidas”, afirmou. “Aqui, a estrutura é adequada, onde poderemos  atender a mais de 500 famílias, o dobro da capacidade de antes.Um atendimento melhor só é possível quando há a união de profissionais técnicos qualificados e um ambiente físico adequado, e hoje pudemos juntar esses dois aspectos no CRAS do Riacho da Guia”, disse o secretário. Na oportunidade, o secretário também anunciou outras entregas que serão realizadas ainda no primeiro semestre, a exemplo da nova sede do Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e quatro novos veículos.

Foto: Roberto Fonseca

“É uma satisfação imensa ver a administração do Prefeito Joaquim Neto cuidar dos Cras porque são nestes espaços onde são atendidas as pessoas que mais precisam, que estão em maior situação de vulnerabilidade. Como secretário de Promoção Social de Salvador e deputado licenciado, eu me comprometi com o secretário Alfredinho e com o prefeito que iremos trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas em Alagoinhas”, declarou Leonardo Prates.

Foto: Roberto Fonseca

O prefeito Joaquim Neto destacou que com as novas instalações, é possível oferecer serviços de assistência mais qualificados e aconchegantes a quem já de privações e fragilidades.”O Cras é a porta de entrada não só das políticas públicas sociais, mas de todas as políticas públicas.Daqui as famílias vão para a saúde, educação e outras áreas, com serviços públicos importantes. É um trabalho de equipe em prol da população”, ressaltou o prefeito.