Dia da Mulher: Prefeitura realiza ação interesetorial com serviços gratuitos na Central de Abastecimento

8 de março de 2019, 18:00

Visando à valorização da mulher e ao reconhecimento da luta feminina na data simbólica do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura realizou, na manhã desta sexta-feira (8), uma ação intersetorial com café da manhã na Central de Abastecimento.

A ação levou para o local serviços gratuitos de atendimento médico, optometria, assessoria jurídica, preventivo, procedimentos estéticos, teste de HIV, vacinação, nutrição e enfermagem, entre outros.

Quem organizou o momento comemorativo foi a diretoria da Central de Abastecimento, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), com o apoio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Em uma ação conjunta, a Administração Municipal ofereceu atendimento das 8h às 12h no local.

“Fizemos isso para permissionárias aqui da Central de Abastecimento e para as mulheres que estivessem aqui na manhã desta sexta-feira. É preciso valorizar as permissionárias, reconhecer o trabalho”, pontuou a coordenadora Silvana França.

Para Leidiane Oliveira, diretora de Inclusão Social da SEMAS, é também uma forma de chamar a atenção para a luta das mulheres, em todas as instâncias, na busca histórica por equidade de direitos. “Tivemos a intenção de garantir direitos às mulheres que trabalham na Central de Abastecimento e também de chamar a atenção das pessoas para a valorização das mulheres rurais, que trabalham no dia a dia, lutam para garantir o sustento da família aqui na Central de Abastecimento. A Prefeitura quis prestar essa homenagem oferecendo esses serviços hoje. Tivemos a SEMAG, a SEMAS, a SESAU, a SECET, contamos também com o apoio da iniciativa privada, de instituições parceiras, faculdades, salões de beleza. Oferecemos um café da manhã especial para as mulheres e foi bem bacana porque elas participaram, contaram um pouquinho das suas histórias e partilharam um pouco da sua experiência do dia a dia. Foi muito importante”, ressaltou.

Ariane dos Santos, de 21 anos, gostou da iniciativa. “Fiquei sabendo pelo Facebook. Vim com minha mãe para ver como era e achei muito bom. Fizemos teste rápido, ela fez a aferição de pressão e fui fazer o curso de logística que ofereceram. Gostei bastante”, pontuou.

A moradora Sandra Maria, que passava pelo local, também avaliou positivamente a ação. “Estou fazendo a unha, já fiz a sobrancelha, tomei café da manhã, estou achando muito legal. Independentemente de ser o Dia da Mulher, deveria haver sempre esse tipo de evento, que é um incentivo para as pessoas e a população é carente disso”, comentou.

Os atendimentos foram abertos ao público e a secretária de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama, passou pelo local para prestigiar a iniciativa.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a ação não é pontual e uma programação voltada às mulheres está prevista para todo o mês de março em Alagoinhas, com atividades de atendimento nos bairros, projetos culturais nas escolas e serviços gratuitos oferecidos à população.

Neste domingo, o atendimento ao público, com cadastros, assessoria jurídica, médico, Acessuas Trabalho e Cadiúnico chega à Pedra de Baixo e à praça principal do Campo Belo, onde a SEMAS realiza novas ações abertas ao público das 8h às 12h.

Confira as fotos desta sexta-feira:

Foto: Kekeu/SECOM