Poesias declamadas em praça pública. Foi mesclando declamações, intervenções poéticas e música que a Casa do Poeta de Alagoinhas (Caspal) promoveu, na última terça-feira (26), um sarau literário que homenageou o baiano Castro Alves.
Até 2015, o Dia Nacional da Poesia era celebrado anualmente no aniversário do poeta baiano – 14 de março – e os professores, pesquisadores, entusiastas e poetas locais escolheram homenageá-lo no mês em que comemoram a poesia.

Foto: Roberto Fonseca
Na Praça Conselheiro Ruy Barbosa, a associação ritmada de palavras ganhava tom, timbre, vida. E os membros da Caspal se dividiam, entre leituras de excertos na noite desta terça-feira. Jorge Galdino, Ana Clara Schramm e Noêmia Alves foram algumas das pessoas que se apresentaram no sarau poético.

Foto: Roberto Fonseca
“É a primeira vez que a gente se apresenta em uma praça. O sarau poético é um sonho da gente. Isso, pra nós, é uma alegria muito grande. Homenageamos hoje Castro Alves, um dos mais reconhecidos poetas do país, nascido próximo da gente, por meio de leituras de poetas aqui da nossa cidade. Minha pesquisa, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é justamente resgatar e divulgar os poetas do município. Agradecemos pelo apoio da Secretaria de Cultura para esta iniciativa”, pontuou a professora Maria José de Oliveira Santos, uma das organizadoras do evento.

Foto: Roberto Fonseca
Para Laise Rocha, que esteve na Praça, a iniciativa chama a atenção para o trabalho dos escritores e poetas locais. “Admiro a literatura baiana e alagoinhense e gosto de prestigiar esses eventos. Gostei de ver Jorge Galdino ali, achei legal”, afirmou.

Foto: Roberto Fonseca
O encerramento da noite ficou por conta da Banda Caffé Pitta, que se apresentou ao final das declamações.

Foto: Diana/Divulgação SECET
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, que deu o apoio logístico à iniciativa, ressaltou que apoia os eventos de manifestação da cultura no âmbito municipal e que é intuito da secretaria oportunizar e incentivar diferentes manifestações do campo das artes e da literatura em Alagoinhas.

Foto: Roberto Fonseca