Gestão participativa e planejamento para uma educação de excelência no município: Prefeitura socializa com educadores o diagnóstico do Educar pra Valer

3 de maio de 2019, 18:47

Depois de debater, com instituições de referência, modelos de ensino, metodologias, propostas pedagógicas e caminhos possíveis para chegar a um nível de excelência na educação, Alagoinhas deu mais um passo na busca por avanços para os alunos da rede municipal de ensino.

No último mês, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) recebeu profissionais do programa “Educar pra Valer”, que vieram do Ceará apresentar resultados do diagnóstico inicial de leitura, português e matemática realizado com alunos do 2° e do 5° ano das escolas municipais.

O resultado, que deve servir como ponto de partida para a cooperação técnica entre Administração Pública Municipal e Fundação Lemann, com foco nas melhorias da educação básica, foi socializado, nesta sexta-feira (3), com diretores e coordenadores pedagógicos dos ciclos de aprendizagem e a proposta, segundo a equipe técnica da SEDUC, foi unir esforços para construir coletivamente os planos de ação com base nos dados obtidos a partir da 1ª etapa avaliativa.

Foto: Roberto Fonseca

“O resultado do diagnóstico nos mostra uma realidade que precisa ser transformada. E essa transformação já começou. O Educar pra Valer é um programa que vem para o município sem custo nenhum e está diretamente atrelado às experiências da cidade de Sobral, que hoje é uma referência nacional. Então tivemos Alagoinhas como cidade selecionada, vontade política do nosso prefeito, que entende a importância da educação, e o entendimento de que precisamos fazer isso juntos. O que a Fundação Lemann busca é a mudança dos índices da educação. E o nosso foco, aqui em Alagoinhas, é o estudante. Vejo que estamos em uma batalha e ganhamos um reforço significativo. Então estou muito esperançosa, confiante, e não estamos de braços cruzados. Estamos trabalhando”, enfatizou a diretora pedagógica da SEDUC, Keite Lima, que falou também sobre a importância do envolvimento dos educadores na proposta.

Foto: Roberto Fonseca

“Esses professores, diretores, coordenadores, entendem que é um compromisso de todos. De gabinete, a gente não faz. Não sozinho. A educação precisa ser transformada dentro da escola, com quem vivencia a realidade do dia a dia no ambiente escolar. É através dessa construção coletiva, da caminhada conjunta, que vamos deixar um legado. Não é uma mudança do dia para a noite, porque quando se trata de educação, sabemos que os resultados não são imediatos, mas é a construção de uma base sólida para que consigamos dar passos efetivos rumo a uma educação de qualidade para todos”, acrescentou Keite Lima.

Recém-empossado e trilhando um caminho de busca latente por melhorias aos estudantes da rede pública municipal de ensino, o secretário da pasta, Jean Afonso, reafirmou o comprometimento com o desenvolvimento dos alunos e pontuou os próximos passos do município.

Foto: Roberto Fonseca

“Esse 1° resultado nos permite acompanhar não apenas as turmas, mas cada série de cada unidade escolar e também cada aluno, individualmente. O acompanhamento vai nos dar a prerrogativa de mais clareza no sentido de identificar quais são os pontos que devem ser mais trabalhados, quais são as maiores dificuldades e especificidades para implementarmos os planos de ação. Estabelecemos metas e estamos articulados em prol da melhoria da educação no município. Os resultados almejados estão sendo trabalhados de forma conjunta e formações estão sendo realizadas, não apenas com a participação no programa, mas porque a SEDUC entende que a qualificação é um aspecto fundamental na melhoria dos índices de alfabetização. Entendemos também que a educação perpassa não somente pela formação do professor, mas por uma gestão eficiente e outros elementos, como infraestrutura, alimentação escolar e transporte, por isso, investir nessas áreas também tem sido um compromisso da nossa secretaria. É articulando investimentos em todos esses setores e dedicando especial atenção à formação, que melhora os resultados e também a confiança do nosso professor, para dar segurança ao trabalho que deve ser desenvolvido de forma sólida com nossos alunos, que vamos dar passos cada vez maiores”, afirmou Jean Afonso.

Todos os diretores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino participaram das atividades de socialização, que aconteceram nos períodos matutino e vespertino, no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP).

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, como desdobramento desse encontro, uma formação do programa “Educar pra Valer”, direcionada a gestores e coordenadores pedagógicos, será realizada em Alagoinhas já na próxima semana, nos dias 7 e 8 de maio, quando os profissionais participarão de dinâmicas que fazem parte do planejamento e das ações do programa, com vista às melhorias almejadas.

A SEDUC informou ainda que as formações devem acontecer ao longo de todo o ano, não apenas com diretores escolares e coordenadores, mas com toda a rede de profissionais da educação.

Sobre o “Educar pra Valer”
O programa, criado para colaborar na melhoria da qualidade da educação pública, é uma iniciativa da Associação Bem Comum com o apoio da Fundação Lemann e contempla atualmente cerca de 25 cidades brasileiras. Selecionada para o programa, Alagoinhas é uma das 5 cidades da Bahia a contar com a proposta, ao lado de Camaçari, Eunápolis, Mata de São João e Vitória da Conquista.