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Revisões de consumo: Veja dados do balanço trimestral e como funciona


16 de maio de 2019, 10:27

O hidrômetro, que se assemelha a um relógio e geralmente fica na parede externa da casa, é o aparelho responsável pela contagem da quantidade de água consumida. Esse cálculo é feito em metros cúbicos de água e, para tanto, leva-se em conta os quatro números pretos e ignora-se os dois números vermelhos que ficam sob a tela transparente de vidro. Esse trabalho é executado pelos leituristas, com o auxílio de dois equipamentos: o coletor de dados e a impressora.

Por dia, cada leiturista do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas realiza cerca de 260 leituras de hidrômetros. De acordo com os últimos dados, até abril deste ano existem 51.189 ligações ativas no sistema da autarquia. A serviço de um número tão grande de pessoas, o “relógio de água” ou “medidor”, como também é chamado o hidrômetro, é uma sofisticada ferramenta de precisão aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que, testados previamente um a um, assegura o pagamento justo da tarifa.

REVISÃO

Em casos em que há alteração significativa no valor da conta em comparação ao histórico de consumo, o SAAE faz uma revisão antes mesmo de emitir a fatura. Ainda assim, caso ache necessário, o usuário pode pedir uma revisão de conta. Somente neste primeiro trimestre foram feitas 1.628 revisões na cidade: 1.398 foi solicitada via atendimento; 230 partiu da própria autarquia.

Além do posto de atendimento, aonde o usuário pode ir de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, sem intervalo para almoço, há ainda os canais de atendimento, o WhatsApp, o Call Center e o telefone fixo, que podem ser acionados para a solicitação de revisão e demais serviços.

Qualquer que seja a opção escolhida, a abertura da ordem de serviço é rápida e prática, sendo necessário apenas apresentar o código de ligação do imóvel, o número que fica na parte superior esquerda do recibo. Uma vez registrada no sistema, a O.S. é encaminhada para o setor de Medição e, após a releitura do hidrômetro, ou um um aviso é anexado a conta (caso o consumo seja confirmado) ou uma nova conta, corrigida, é emitida (caso tenha sido identificado algum erro).

De acordo com o diretor comercial, Eloísio de Oliveira, na maioria dos casos fica comprovado que a leitura estava correta, e a alteração do valor pode ser justificada por dois fatores: algum tipo de vazamento ou mudança de consumo, isto é, mais pessoas na residência ou períodos mais quentes.

LEIA SEU HIDRÔMETRO

Uma boa maneira de evitar ser surpreendido quando receber a conta, ainda segundo o diretor comercial, é acompanhar o consumo ao longo de todo o mês. O procedimento é simples: basta anotar, a cada três dias, os quatro números pretos marcados no hidrômetro e, em caso de alteração da média sem que as torneiras e chuveiros tenham ficado mais tempo abertos, procurar um especialista para verificar a existência de algum vazamento, aparente ou não aparente.

FALE COM O SAAE

De todo modo, é importante que o usuário procure o SAAE para maiores esclarecimentos, como atestam os dados de atendimento. Afinal, somente com a abertura da ordem de serviço as medidas necessárias podem ser tomadas. Em abril, foram 723 atendimentos via Call Center, 1.208 pelo WhatsApp, além de uma média mensal de 4.500 atendimentos presenciais.

Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
WhatsApp: (75) 981804500
Call Center: 0800 702 7065
Telefone: (75) 34037760

 

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Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br

ASCOM Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas

 

 

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