Professores de português e matemática do Ensino Fundamental II, que atuam em turmas do 6° ao 9° ano, participaram, na terça-feira (28), de uma formação que tem como foco trazer melhorias para o ensino-aprendizagem dos alunos matriculados na rede municipal.
Reunidos para a apresentação dos projetos teórico-metodológicos e para expor as dificuldades, debater e socializar ideias, os professores iniciaram as discussões no polo UAB, onde trabalharam também propostas e discutiram planejamento pedagógico.
“O objetivo principal da formação é aproximar o professor das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Nesse momento, vamos tentando sanar gradativamente as dificuldades que emergem de uma sala de aula. Cada escola está se apresentando, os professores estão expondo suas dificuldades, seu ponto de vista, porque é preciso socializar as ideias para, a partir daí, verificar quais são os pontos que convergem e determinar as diretrizes dos próximos encontros. A formação muda o olhar do professor, o estimula para que as necessidades possam ser trabalhadas de uma forma mais significativa”, pontuou Maria de Fátima Costa Leal, professora da Universidade do Estado da Bahia, presidente da Associação de Formação de Professores (ASPE) e doutora em Educação pela PUC São Paulo, que coordenou a iniciativa.
A capacitação não foi unilateral. Paralelamente à formação de professores, o APROVA Alagoinhas realizou, na terça-feira, a aplicação de um diagnóstico junto a alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais Irene Andrade, Jairo Azi, Miguel Santos Fontes e Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA).
No que tange ao diagnóstico, o intuito, segundo a SEDUC, é analisar o nível atual dos estudantes e distinguir especificidades de cada turma para traçar caminhos e direcionamentos que contribuam ao processo de aprendizagem. A meta, de acordo com a secretaria, é incentivar os alunos à busca pela elevação dos índices da Educação Básica e conscientizá-los sobre a importância da Prova Brasil, que será realizada no segundo semestre deste ano.
“Com o diagnóstico, vamos ver o nível em que esses alunos se encontram nas disciplinas de português e matemática para, juntamente com os professores, neste momento de formação, planejarmos algumas interferências com relação a esse resultado. A princípio, o APROVA veio diante da necessidade de motivar os alunos do 9° ano, porque percebíamos que eles não estavam motivados, estimulados, para a realização da Prova Brasil. Muitos, inclusive, quando sabiam que ia ter a prova Brasil, nem frequentavam a escola. Hoje, além desses objetivos, o APROVA tem um objetivo maior que é dar continuidade a esse acompanhamento dos alunos do 9° ano, fortalecendo a relação do professor com esse aluno”, acrescentou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Adriana Santa Rosa Teixeira, que também participou das atividades de formação para professores.
Segundo a subsecretária municipal de educação, Keite Lima, a integração entre atividades formativas, de um lado, diagnóstico, do outro, projetos e planos de ação, refletem o compromisso da gestão, bem como a solidez e uniformidade do trabalho que vem sendo desenvolvido em todos os setores da Educação.
Para o secretário Jean Afonso, a união de esforços coletivos entre equipe técnica, educadores, profissionais dos programas e município vão gerar resultados na ponta do sistema, que é o aprendizado do aluno.
A previsão é de que um novo diagnóstico seja realizado no segundo semestre deste ano e as formações devem ser feitas mensalmente, nos dias de atividade complementar, destinadas justamente ao planejamento e organização do trabalho pedagógico.