Mutirão de catarata: com a pactuação da Secretaria Municipal de Saúde, cirurgias serão realizadas neste sábado (1°)

31 de maio de 2019, 16:26

O mutirão de cirurgias de catarata será realizado neste sábado (1°), no Hospital Dia, em Alagoinhas, a partir das 7h.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) que, mobilizada para atender à demanda da população, realizou uma pactuação em 2019 e iniciou a triagem de pacientes no último dia 17 de maio. O procedimento efetivo chegou em menos de 20 dias: com consultas realizadas, avaliação médica e exames pré-operatórios em dia, os pacientes farão as cirurgias neste sábado.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o fluxo do atendimento, no Hospital Dia, contará com classificação segundo o quadro clínico do paciente. O procedimento não será realizado por ordem de chegada.

Com a organização, a equipe técnica da saúde espera evitar longas filas de espera na noite anterior às cirurgias. De acordo com a secretaria, não é necessário pernoitar na fila, uma vez que as cirurgias de pacientes que passaram pela triagem e foram considerados aptos pela avaliação médica estão garantidas.

A SESAU ressaltou que a classificação melhora o acesso dos usuários e facilita o atendimento.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os pacientes cheguem ao Hospital Dia, onde serão realizadas as cirurgias, às 7h, quando serão iniciados os primeiros atendimentos.

Pacientes diabéticos e usuários com necessidades especiais terão atendimento prioritário.

Além de Alagoinhas, outros 12 municípios pactuados serão beneficiados com a ação. No domingo (2), os pacientes passam por uma revisão cirúrgica na Santa Casa de Misericórdia.

A SESAU informou que novas cirurgias – não apenas de catarata, mas de outras especialidades – serão oferecidas ainda este ano à população.

O grande passo à frente, no atendimento à população, segundo a SESAU, reflete o comprometimento da gestão municipal na busca por recursos que garantam uma saúde de qualidade para todos.