Instagram
Facebook
YouTube

Projeto da Ronda Escolar une educadores, alunos e guardas municipais para promover a integração, a socialização e o aprendizado através do esporte


13 de junho de 2019, 13:19

Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) e do Colégio Municipal Dr. Jairo Azi, de Riacho da Guia, disputaram, nesta quinta-feira (13), no ginásio de esportes, partidas de futsal nas categorias sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, além do time feminino, que também participou da competição.

A iniciativa inédita da Prefeitura de Alagoinhas faz parte de um projeto da Ronda Escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Foto: Divulgação/SECOM

Segundo Administração Municipal, o projeto visa à integração, à socialização entre estudantes da zona urbana e da zona rural, à disciplina através do esporte e à redução da evasão escolar.

Foto: Divulgação/SECOM

“O projeto tem como objetivo a integração dos alunos para o desenvolvimento do senso de respeito, de coletividade. A intenção é promover a interação entre os dois grupos, dos meninos da sede e dos meninos da zona rural, valorizando essa diversidade. Então tem o cunho pedagógico, porque eles se mobilizaram, se organizaram com material, torcida, músicas, paródias, e é uma iniciativa que contribui também para minimizar a indisciplina escolar a partir de elementos que permitam e estimulem essa socialização entre os estudantes”, explicou a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Suiane Cristina Ferreira.

Foto: Divulgação/SECOM

Para o coordenador da Ronda Escolar, Roberto Fortaleza, responsável pela proposta, além do desenvolvimento através do esporte, há também uma perspectiva, no projeto, de transformação social. “Entendemos que, por intermédio do esporte, traríamos essa união entre alunos de diferentes escolas do município. Trazendo esses estudantes para perto, eles podem se conhecer. Também através do intermédio do esporte, podemos trazer o bom comportamento, então o que buscamos é incentivar as mudanças através do esporte. Contamos com o apoio do prefeito, da SEDUC e da SECET. É um trabalho que está sendo desenvolvido com todo o respaldo da Prefeitura”, salientou o guarda civil municipal que coordena a iniciativa.

Divididos em 4 times masculinos e 1 feminino, os alunos levaram ao ginásio de esportes torcida organizada, uniformes, cartazes e energia positiva para a vibração dentro da quadra.

Foto: Divulgação/SECOM

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as primeiras atividades do projeto, que culminaram no campeonato desta quinta-feira, começaram a ser desenvolvidas junto aos estudantes há cerca de 2 meses. Os treinamentos, assim como as orientações para a partida, foram conduzidos pela Ronda Escolar.

E, embora sejam atividades iniciadas recentemente, no âmbito municipal, quem está dentro da sala de aula já conseguiu sentir a diferença.

“Os alunos ficaram extremamente motivados, por sair da escola, por participar do campeonato e também por conhecer outros alunos. É um trabalho integrador, que une duas grandes escolas do nosso município para ensiná-los a trabalhar em equipe, a cooperar, a dividir, então a gente consegue manter o jovem dentro da escola”, relatou Kelly Rebelato, diretora do CMA.

Sônia Maria Silva, do Colégio Municipal Jairo Azi, concorda com a colega de trabalho. “É uma forma de incentivar os meninos a ter gosto pela escola. Eles estão bastante animados e nós também. Eles ficaram eufóricos, tanto por sair da comunidade deles, que é Riacho da Guia, como por participar da competição. É a 1ª vez que vejo um projeto como este, nestes moldes, sendo realizado, e eu espero que seja a primeira de muitas, porque está surtindo um efeito maravilhoso”, acrescentou a diretora escolar da unidade de Riacho da Guia.

Em quadra, com a bola no pé, disposição e vontade de vencer a partida de bola entre os amigos, os estudantes colocaram em prática parte do que foi discutido entre as atividades desenvolvidas nas escolas com apoio da Ronda Escolar, nos últimos meses.

Foto: Divulgação/SECOM

“É bom praticar esporte”, disse pontualmente o estudante Gustavo Santana, do Colégio Jairo Azi, que logo se juntou a Kauã Costa Santos, de 12 anos. “Estou achando legal. Gostei muito”, comentou o colega.

Foto: Divulgação/SECOM

Segundo a coordenação da Ronda Escolar, cerca de 400 alunos participaram do campeonato nesta quinta-feira e a previsão, de acordo com a Guarda Municipal, é de que a iniciativa possa se expandir e chegar também a outras unidades escolares do município.

O prefeito Joaquim Neto esteve no ginásio com os estudantes, ressaltou a importância da iniciativa para diminuir a evasão escolar e enfatizou que “estreitar vínculos, através do esporte, é importante para o processo pedagógico”.

Mais do que permitir a interação, a Ronda Escolar busca, com as atividades desenvolvidas, unir esforços, agregar e reduzir os casos de indisciplina, concretizando avanços na educação. “O retorno é gratificante. Eles gostam de jogar, eles se envolvem, se mobilizam, conversam com os colegas. Nós pedimos aos alunos que eles estudem, não deixem de fazer as tarefas. O que queremos é que eles conciliem as práticas esportivas com os estudos”, finalizou o guarda civil e técnico das partidas, Cristiano dos Santos.

A Ronda Escolar e a Secretaria Municipal de Educação informaram que o projeto não se encerra com as partidas, pelo contrário; a previsão é de que as atividades continuem sendo desenvolvidas junto aos alunos e a meta é que estudantes de outras unidades escolares do município também sejam contemplados.

Foto: Divulgação/SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo