Novas práticas com foco no Esporte Educacional: Professores promovem circuito com jogos cooperativos em escolas do distrito de Boa União

25 de julho de 2019, 20:01

Professores das escolas municipais Carlos Gomes, Dom Avelar, Julinda Capinan, Gonçalo Muniz e Maria Quitéria, em Boa União, realizaram, nesta quinta-feira (25), atividades com circuito e jogos cooperativos entre alunos da rede municipal. A proposta é um desdobramento do Programa Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Esporte & Educação e a Petrobrás.

Jogos como “corrida com a bola”, “passa bambolê”, “amarelinha”, “corrida da garrafa” e “corrida com obstáculos” foram desenvolvidos de forma lúdica com os estudantes como estratégia de ensino na área da educação física.

Foto: Divulgação/SEDUC

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as atividades são resultado de um curso oferecido aos professores através do Programa Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que visa potencializar a qualidade das aulas com práticas pedagógicas, conteúdos e dinâmicas.

O processo de trabalho tem foco no Esporte Educacional e aposta na inclusão, na construção coletiva, na autonomia, na diversidade e na educação integral como formas de estimular o desenvolvimento pleno e o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes através de diferentes contextos em que o esporte está inserido.

Para além da lógica de rendimento máximo, o que o trabalho desenvolvido propõe, entre professores, é promover, junto aos estudantes, atividades que estimulem a interação, a cooperação e o senso de corresponsabilidade, ampliando o entendimento do esporte enquanto potencial de desenvolvimento.

A SEDUC informou que a repercussão entre os alunos foi positiva e comunicou que novas atividades nesse formato serão realizadas e compartilhadas entre a rede municipal de ensino.

Confira as fotos:

Foto: Divulgação/SEDUC