
Foto:Jhonatas Almeida

Foto: Jhonatas Almeida
Com as maiores pontuações e número de medalhas, as equipes de Alagoinhas foram destaque na quarta etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu. Organizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), o evento foi realizado durante todo o dia deste domingo (04), no Ginásio de Esportes, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo (Secet), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Como parte da programação esportiva prevista e com patrocínio da prefeitura, Alagoinhas também sediou, no auditório do Hotel Kasa Grande, o Seminário Técnico de Regras, na tarde deste sábado (03), com entrada gratuita.

Foto: Jhonatas Almeida
O campeonato reuniu 500 atletas de 5 a 55 anos, de todo o estado, que disputaram as categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Adulto e Master. Juntas, as equipes alagoinhenses que participaram, a Raiz Jiu Jitsu, Nova União, GFTeam, Cícero Costa e Lgsystem receberam 45 medalhas, e os destaques vão para o faixa roxa, Alisson Silva, da Raiz Jiu-Jitsu, vencedor em duas categorias e o faixa- preta, Darcio Fernandes, da Nova União, que foi campeão da categoria pesado master.

Foto: Jhonatas Almeida
E as expectativas são as melhores possíveis. Desenvolvido há alguns anos, a arte suave já é o esporte que mais cresce no município, e além do título da etapa e os importantes pontos para o ranking do campeonato baiano, as boas colocações neste domingo, criam oportunidades reais para os atletas se projetarem com suas conquistas e participarem de outros grandes eventos, como o campeonatos brasileiro, sulamericano de Jiu-Jitsu e premiações de melhor atleta do ano.

Foto: Divulgação
Para o líder da Raiz Jiu-jitsu e um dos organizadores do evento, Leandro Lima, um fator importante que contribuiu para o sucesso no evento, foi a participação de todos os atletas da cidade sem divisão por equipes. “Todos estavam defendendo uma só bandeira, que é Alagoinhas e o resultado não poderia ser melhor. Atingimos todas as expectativas de público, de ações e infraestrutura. Foi um dia inteiro para celebrar a união dos amantes da arte suave. Estou muito feliz e aproveito para agradecer a todos que contribuíram para que essa grande etapa do campeonato tenha sido um sucesso. Parabenizo todas as equipes e professores de nossa cidade, que têm sido peça fundamental para fortalecimento desse grande evento, e parabenizo ao prefeito Joaquim Neto e à secretária Iraci Gama, por acreditar e incentivar cada vez mais o esporte em nossa cidade!”, comemorou Leandro.

Foto: Divulgação
Assumindo cada vez mais o seu protagonismo no mercado de grades eventos esportivos , em outubro do ano passado, Alagoinhas também foi sede do campeonato internacional “Prime Jiu-Jitsu Experience”, realizado pela primeira vez na Bahia.De acordo com a vice-prefeita e secretária da SECET, Iraci Gama, a atração destes tipos de eventos para o município se deve a vários motivos, dentre eles, o trabalho diário de incentivo realizado pela prefeitura. “Nestes três anos, a diretoria de esportes tem trabalhado para valorização do esportes de todas as modalidades, especialmente daqueles que que são menos populares, como o fisiculturismo. São oportunidades para que deixemos um legado para a cidade, com a formação e projeção de nossos atletas para o mundo”, disse Iraci Gama.

Foto: Jhonatas Almeida
“Mais uma vez sediamos um evento de nível estadual e isso deve à vocação da cidade para o esporte, comprovado por este final de semana que tivemos mais uma edição da Marathon Run e da Marathon bike, corridas que também já adquiriram projeções do estado. Isso representa hotéis e restaurantes lotados, trazendo mais riqueza para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito Joaquim Neto, que na ocasião, recebeu, junto com Iraci Gama, uma homenagem da FBJJMMA pelo importante trabalho desenvolvido pelo esporte amador no município.

Foto: Jhonatas Almeida