Prefeitura promove ação voltada à Saúde do Homem no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH)

8 de agosto de 2019, 18:13

Voltada ao acolhimento e ao fortalecimento da assistência básica no cuidado, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) promoveu, nesta quinta-feira (8), uma ação direcionada à saúde do homem, com atendimento médico, nutricionista, equipe multidisciplinar, palestras e corte de cabelo oferecidos das 8h às 13h.

No Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH), onde foi realizada a ação, os usuários foram recebidos com café da manhã e, de acordo com a SESAU, o intuito foi proporcionar um momento descontraído de atendimentos, cuidados e atividades direcionadas ao público masculino, em alusão à data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar paterna no mês de agosto.

Foto: Divulgação

“O objetivo principal, em alusão ao dia dos pais, é oferecer um atendimento multidisciplinar ao público masculino, em especial aos diabéticos e hipertensos que frequentam essa unidade, então a gente pensou em um momento de descontração, com música, café da manhã, atendimento com urologista, nutricionista, oftalmologista, também com serviço de cabeleireiro. De um modo geral, sabemos que a saúde do homem nem sempre recebe a devida atenção, então a gente chama, busca, trabalha junto à população, porque as patologias não acometem apenas a um gênero específico, elas acometem a todos”, salientou Emília Libório, diretora da Assistência em Saúde.

Foto: Divulgação

Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que participou da ação, nesta quinta-feira, além do acolhimento e do enfrentamento aos fatores de risco, é também uma forma de sensibilizar, de ampliar e facilitar o acesso da população masculina adulta de Alagoinhas aos serviços de saúde do município. “Temos uma unidade de referência, especializada no atendimento de pacientes não-controlados com diabetes e hipertensão associada a outras complicações, e nem todo mundo sabe do trabalho realizado aqui nesse espaço, de segunda a sexta-feira, com uma equipe multidisciplinar. Precisamos aproximar o diálogo, abarcar a demandas da nossa população e trazer para a centralidade do debate também os cuidados à saúde do homem”, ressaltou a gestora da pasta.

Foto: Divulgação

No local, foram realizados atendimento com oftalmologista, urologista e nutricionista.

Fernando Ferreira, que aproveitou para cortar o cabelo enquanto aguardava a consulta médica com o urologista, avaliou positivamente a ação. “Pra mim é bom demais, é 10, tem que ter mais vezes. A gente está sempre trabalhando, a gente nunca tem tempo, então quando aparece a oportunidade a gente aproveita”, relatou.

Foto: Divulgação

Antônio Carlos Nascimento, de 63 anos, que passou pelo urologista, também aprovou a ação. “O atendimento com ele [o médico] é sempre 10. Eu acho que os homens têm que se conscientizar mais, procurar o urologista, porque a doença vem”, pontuou.

Foto: Divulgação

A declaração do morador tem números. No Brasil, a diferença entre expectativa de vida para homens e mulheres é significativa. Em 2019, a expectativa de vida ao nascer é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a cada cinco óbitos registrados na faixa de 20 a 30 anos, quatro são do sexo masculino.

Em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ações têm sido desenvolvidas para conscientizar a população, prevenir o agravo de doenças e facilitar o acesso à saúde de qualidade, sem distinção de gênero. A SESAU destacou ainda que tem trabalhado para sensibilizar a comunidade com relação à saúde do homem, não apenas nas campanhas de conscientização ou datas comemorativas, mas durante o ano todo.

A ação desta quinta-feira contou com o apoio da Associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e do salão El Shaday.

Confira as fotos: