A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) inicia, a partir do próximo sábado (17), a primeira etapa do Sistema Integrado de Transporte Público do município, que fará o percurso no “Corredor Ayrton Senna”.
Nesta primeira etapa, a integração consistirá no transbordo (troca de ônibus) gratuito (sem pagamento de outra passagem) para 17 linhas até à Rodoviária, num intervalo máximo de 50 minutos.
A integração funcionará exclusivamente com a utilização do Cartão Eletrônico de Passagens (cartão avulso), que pode ser adquirido na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbano de Alagoinhas (Sindetcura), no Terminal de Transportes Coletivos e na loja Fanáticos (neste último local, a partir do dia 20 de agosto). O Sindetcura fica localizado na Praça Professor Aristides Maltez, nº 33, Parque Alagoinhas.
Para a aquisição do cartão avulso, o usuário pagará o valor de 7 reais, que serão revertidos em créditos para o pagamento de passagens. A recarga já pode ser feita na sede do Sindetcura e na loja Fanáticos, será iniciada no dia 20 de agosto.Os usuários que possuem cartão de meia passagem e de gratuidade estão inclusos no sistema de integração.
Além dos usuários economizarem o valor de uma passagem, como benefícios para a população, a integração promove a redução do percurso e da circulação de ônibus nas vias, gerando um avanço significativo na mobilidade urbana do município. “Hoje, as empresas fazem a mesma rota e concorrem entre si, o que gera custo e ineficiência. A integração significa menos poluição, mais agilidade no serviço e maior durabilidade de ruas e veículos”, esclarece o superintendente da SMTT, Alberto Menezes.
O transbordo poderá feito no Terminal de Transportes Coletivos ou em qualquer ponto de ônibus por onde passe a linha que faz o percurso do “Corredor Ayrton Senna”. De acordo com a SMTT, três mil usuários serão beneficiados nesta primeira etapa. “A meta é que nos próximos meses, as demais linhas estejam integradas no Corredor Ayrton Senna, a exemplo das que partem do Petrolar e da Rua do Catu, e a terceira etapa será a integração total entre as linhas, beneficiando 100% da população que utiliza o transporte público”, afirmou o superintendente.
Confira as linhas que farão parte desta primeira etapa da integração:
- 101 – 21 de setembro
- 102 – Barreiro de Cima
- 103 – Silva Jardim
- 104 – 2 de julho
- 105 – Miguel Velho
- 106 – Urupiara via Rua do Catu
- 107 – Baixa da Candeia
- 110 – Brisa do Catu via Baixa da Santinha
- 111 – Mangalô
- 113 – Mangalô via Alto do Coração de Jesus
- 113 – Rua São José
- 133 – Vila São Pedro
- 134 – Novo Horizonte
- 135 – Águas do Viver
- 136 – Miguel Velho – Mangalô
- 125 – Contro Santa Terezinha – Final de Linha
- 125 R2 – Centro- Santa Terezinha – Via São Crispim