Dando continuidade à capacitação de funcionários, SAAE realiza curso de “Execução de Despesa Pública”

1 de outubro de 2019, 09:36

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas realizou, nesta segunda-feira (30), o curso de “Execução de Despesa Pública”, dando continuidade à capacitação de funcionários iniciada no começo de setembro como medida para se alcançar a excelência nos procedimentos internos.

“Vimos na prática como é o processo de fazer o gasto, do empenho da liquidação, pagamento, os ditames legais, a avaliação do Tribunal de Contas, quais as principais implicações em relação à uma despesa mal elaborada, que gera desde multa, ressarcimento até rejeição de contas”, afirmou a responsável pela condução do curso, Elisângela Fernandes, mestre em Contabilidade e Controladoria Aplicada ao Setor Público.

O assessor de planejamento, Antônio Itapicuru, falou sobre a experiência de participar do curso. “Está sendo muito gratificante e produtivo, porque a gente acaba se reciclando, lembrando do que aprendemos, atualizando-se para melhorar a administração pública”, disse, destacando ainda a possibilidade concreta de o conhecimento adquirido ao longo de oito horas ser difundido dentro da autarquia. “O conhecimento tem que ser compartilhado, se tem colegas que não puderam participar, você passa para eles esse aprendizado novo”, explicou.

“Está sendo uma oportunidade única participar desse treinamento já específico às notificações tanto do Tribunal de Contas quanto as novas resoluções que estão sendo liberadas, tanto de publicações quanto de normatizações para efetivar mesmo as contas públicas e a gestão na melhoria, na execução”, discorreu a funcionária da Controladoria Municipal Mariana Lima.

A secretaria Aldilane Andrade comentou a importância da iniciativa da autarquia. “Para mim está sendo ótimo, embora eu não trabalhe na área é um conhecimento a mais, e quem sabe futuramente eu não possa vir a trabalhar na área e já ter uma bagagem”, disse.

“O SAAE sai na frente com essa iniciativa, porque é referência na região, uma vez que vem de fato se preocupando em potencializar as práticas e buscando profissionais de excelência na área pública, para que venham compartilhar seus conhecimentos com os servidores da autarquia e da prefeitura”, pontuou o controlador interno, Marcelo Lopes.

Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro