NOVEMBRO AZUL: Com foco no cuidado integral à Saúde do Homem, Corujão leva atendimentos à USF 21 de Setembro

12 de novembro de 2019, 16:36

O programa municipal que estende o horário de funcionamento das unidades de saúde, oferecendo atendimentos à população no turno da noite, chegou, na última segunda-feira (11), à unidade do 21 de Setembro, que, das 18h às 21h, recebeu pacientes para consultas médicas, odontológicas, realização de PSA, teste rápido, aferição de pressão e vacinação.

Desta vez, o Corujão da Saúde foi voltado especificamente para o cuidado aos homens, e chamou a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças, do acompanhamento médico e da prevenção.

Foto: Milena Lima

“Acho ótimo, porque tem muita gente que relaxa. É farra, bebida, e a saúde vai embora. E aí está incentivando ao cuidado. Estou achando ótimo”, avaliou José Alves Bispo, de 69 anos, que participou da iniciativa.

Foto: Milena Lima

Ivaldo dos Santos, de 43 anos, que passou por consulta médica, durante o Corujão, nesta segunda-feira, destacou a importância do atendimento em horário estendido. “Pra mim, é importante, porque eu trabalho, meus colegas aqui do lado também trabalham e, como eu estava falando com a profissional, não é só o Novembro Azul, é necessário fazer um projeto e que a gente possa ter atendimento à noite não só nesses períodos de campanha. Nós, homens, às vezes, relaxamos. Eu mesmo relaxei alguns anos atrás. Mas, agora, qualquer dor estou procurando um médico. A gente tem que procurar, da melhor maneira, manter a saúde, porque, se a gente não tem a saúde, não tem nada“, afirmou o morador.

Segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, o intuito é fortalecer o serviço, ampliar o atendimento e facilitar o acesso da população aos profissionais da área.

Para a diretora da Atenção Básica, Eliana Ferreira, o momento de cuidado também chama a atenção e sensibiliza a população quanto à necessidade de eliminar os estigmas e derrubar as barreiras para a integralidade da saúde do homem. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a 2ª doença mais frequente na avaliação entre homens, provocando cerca de 15 mil mortes por ano.

“Estamos buscando não apenas falar sobre o câncer de próstata, mas sobre a Atenção Integral à Saúde do Homem. Assim como fizemos a ação para as mulheres, estamos, agora em novembro, intensificando os serviços, com atendimento médico, realização de PSA e o acesso aos profissionais da área em horário estendido. Como parte da programação prevista pela Secretaria de Saúde, teremos também ações aos finais de semana e Corujões de ponta a ponta da cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Quando falamos em saúde do homem, uma das questões é o mito. Muitas vezes, só se procura o atendimento quando já há um problema instalado. Em muitos casos, a gente descobre o homem hipertenso, que não está fazendo o autocuidado, paciente diabético e diversas outras patologias. E é isso que a gente quer resgatar: a gente não quer só tratar doença, a gente quer prevenir e promover a saúde, facilitando o acesso do nosso cidadão aos serviços”, salientou Eliana Ferreira, que acompanhou de perto os atendimentos na noite desta segunda-feira.

O cronograma de ações da saúde, no Novembro Azul, continua. Nesta terça, o Corujão chega, concomitantemente, às unidades de saúde São José Operário/Renovação e Praça Kennedy/Taizé, das 18h às 21h. Até o final do mês, a previsão é de que as ações contemplem mais de 20 localidades.

Confira as fotos da ação na unidade 21 de Setembro: