Biblioteca Municipal Maria Feijó ganha clube de leitura

20 de janeiro de 2020, 12:01

Incentivar o hábito da leitura, promover reflexões acerca de diferentes temáticas, informar, distrair e conectar pessoas. Foi com esse intuito que, no dia 25 de novembro de 2017, foi iniciado, em Alagoinhas, um projeto muito especial: o Clube do Livro.

Idealizado pela jornalista, cronista e mestranda em Crítica Cultural, Jeniffer Geraldine, a iniciativa reúne pessoas apaixonadas por leitura em um encontro mensal, sempre aos sábados, para conversar e compartilhar experiências. A proposta é a leitura de um livro por mês, com votação realizada no Grupo do Clube do Livro do Facebook, após uma pré-seleção de obras. Os interessados também podem fazer contato com os participantes por meio do instagram: clubedolivro_alagoinhasba.

Foto: Divulgação/Clube do Livro

A novidade é que, por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), os participantes  agora contam com o espaço da Biblioteca Maria Feijó. Na primeira reunião de casa nova, já realizada na tarde deste sábado(18), a obra discutida foi a HQ “Maus”, do escritor norte-americano Art Spiegelman.

De acordo com Jeniffer, a despeito das informações aceleradas nas plataformas digitais e do peso crescente do virtual nas atividades cotidianas, as reuniões revelaram-se  profícuas. Para ela,  a maior contribuição do Clube nesses últimos anos foi ter mostrado que existe, sim, uma comunidade de leitores na cidade bem diversificada, não só em questão de idade, mas também na questão do gosto literário. “Quando eu compartilhei com algumas pessoas de Alagoinhas que estava pensando em criar um clube do livro, eu ouvi coisas como ‘Existem leitores em Alagoinhas? As pessoas se interessam por leitura e livros aqui?’ Pessoas que até desacreditavam que o projeto ia funcionar, que ia dar certo, e nós já estamos indo pro terceiro ano. Também existem  pessoas interessadas em fazer projetos em que o livro esteja no centro. Então a gente tem o Clube do Livro, saraus, bate-papos literários, que são projetos que vão além de universidades e escolas”, explicou a mediadora.”Quando nós fizemos o primeiro escambo de livros eu fiquei admirada com a quantidade de jovens leitores que existe na cidade. Jovens de 15, 16 anos, e até mais novo, chegavam lá com a mochila cheia de livros para fazer a troca”, completou.

Jeniffer Geraldine. Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

“Incentivar o hábito e o prazer da leitura é um dos pilares da SECET e as reuniões do Clube do Livro na Biblioteca Municipal vêm para fortalecer as ações e projetos  desenvolvidas neste sentido, a exemplo da Feira Literária, e os novos espaços que estão sendo preparados para abrigar a Biblioteca Infanto-Juvenil e  os escritores do município”, afirmou um dos diretores da SECET, Erivaldo da Silva Souza.

O Clube do Livro têm entrada gratuita e os encontros acontecem na Biblioteca Maria Feijó, localizada no prédio da SECET, em frente à Praça Rui Barbosa. Confira o cronograma de reuniões:

• 29 de fevereiro de 2020, 16h – 18h30 – Livro: As mil partes do meu coração (Colleen Hoover)
  • 21 de março de 2020, 16h – 18h30 – Edição Livro Livre e Escambo de livros
  • 18 de abril de 2020, 16h – 18h30 – Livro: 1984 (George Orwell)
  • 23 de maio de 2020, às 16h – 18h30 Tema: literatura nerd, livro a definir
  • 20 de junho de 2020, 16h – 18h30 Tema: literatura asiática, livro a definir