OPERAÇÃO CHUVA: Prefeitura reforça ações preventivas em diversos pontos da cidade e realiza limpeza de canais no Silva Jardim

7 de fevereiro de 2020, 11:02

Dando continuidade às medidas de combate aos pontos de alagamentos da cidade, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas iniciou, na terça-feira (04), a ação de desobstrução dos canais de drenagem no Silva Jardim com a utilização de hidrojato. A medida vai ajudar a aumentar a vazão e, consequentemente, reduzir o acumulo de água no local nos dias de chuva. A região é historicamente uma área afetada pelas fortes chuvas.

Segundo a secretária interina da Secretaria de Infraestrutura (SECIN), Maria das Graças Reis, o local já recebeu uma obra de macrodrenagem em outra gestão, mas, em função de alguns problemas na execução, os pontos de alagamentos se mantiveram: “Sob orientação da CGU (Controladoria Geral da União), a Prefeitura contratou uma empresa para fazer auditoria e constatou-se que o recurso foi aplicado, mas não teve a finalidade, a etapa útil concluída”.

A Prefeitura segue com a ação no Silva Jardim na tarde de sexta-feira (07), além das ações preventivas em outros pontos da cidade. Segundo o secretário da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), Andre Barros, a equipe da Operação Chuva está monitorando a previsão de chuvas e realizando os serviços de limpeza de canais, córregos, sarjetas e bueiros em locais como Rua do Catu, região da Cavada e Avenida Rio Branco.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Coordenação de Operação e Manutenção tem atuado de modo preventivo verificando periodicamente as três bombas da Lagoa da Cavada. Em caso de necessidade, equipes técnicas, colocadas em estado de alerta e de sobreaviso, estarão disponíveis para executar as manutenções corretivas com o auxílio do caminhão-pipa e do hidrojato.

A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) também mantém equipes de plantão para encaminhamentos sociais relacionadas à chuva.

A Prefeitura orienta que a população contribua não jogando lixo na rua e evitando deixar material de construção, como areia e brita, nas calçadas. Além de ser proibido por lei, o material obstrui as vias e também contribui para os alagamentos.