Prefeito Joaquim Neto entrega reforma e ampliação da Escola Profª Helenita Santana da Costa

9 de março de 2020, 18:12

Foto: Roberto Fonseca

A manhã deste domingo, 8 de março, foi a data mais aguardada pelos alunos, pais e equipe pedagógica da Escola Professora Helenita Santana da Costa, que receberam do prefeito Joaquim Neto e do secretário da Educação. Jean Afonso, a unidade ampliada e totalmente reformada. A escola fica localizada na comunidade de Narandiba e foi reinaugurada com as presenças da vice-prefeita Iraci Gama, secretários, vereadores, moradores desta comunidade e dos outros três povoados beneficiados: Riacho do Mel, Pedra de Cima e Fazenda Portões.

A entrega da escola reestruturada e ampliada é uma espera de muitos anos. Com investimentos de mais de 300 mil reais de recursos próprios, a obra consistiu em construção de três novas salas, reforma da cozinha, novos banheiros, melhorias na área de serviço e convivência, reforma do telhado, pintura, revestimento e paisagismo, dobrando a capacidade de atendimento.

“A palavra é gratidão. Hoje a nossa escola está dentro os padrões adequados para o ensino aprendizagem e o melhor conforto para toda a comunidade escolar. A partir de hoje não teremos mais salas multisseriadas, um dos sérios problemas que afetam o desenvolvimento dos estudantes.  Esse sonho não teria sido concretizado sem o empenho do prefeito, do secretário, de toda a equipe pedagógica da Seduc, dos nossos funcionários e de todas as localidades atendidas”, comemorou a diretora, Marcia Eugênia. “No Dia Internacional da Mulher é, sem dúvidas, um grande presente estarmos reunidos hoje para a reinauguração desta escola que leva o nome da minha mãe, que foi diretora de diversas escolas e defendeu a Educação durante toda a sua vida ”, afirmou Marlucy Santana da Costa, filha da professora Helenita, falecida há 38 anos.

Foto: Roberto Fonseca

“A administração do prefeito Joaquim Neto coloca no centro de suas ações a criança, com grande empenho para alocar recursos em benefício da infância e de sua educação, bem como dos profissionais do setor, num amplo trabalho de reestruturação que perpassa por todas as áreas. Temos o orgulho do significativo número de unidades requalificadas já entregues e teremos mais nas próximas semanas. Em direção à elevação do Ideb, também podemos nos orgulhar do destaque nacional da nossa gestão em todas das etapas do Programa Educar pra Valer”, afirmou o titular da Seduc, Jean Afonso.

Foto: Roberto Fonseca

Desde 2017, as escolas da zona rural têm recebido atenção especial da gestão, que também já beneficiou as comunidades da Espuma, Conceição, em Riacho da Guia, Calu, Encantado e Capoeira. A unidade Luzia Margarida Pinto, do Ponto do Beiju, também está sendo ampliada.“É com muita alegria que hoje estou tendo essa oportunidade de poder reinaugurar mais esta unidade escolar. Esse é mais um passo para a reformulação total de nossa educação e o crescimento de nosso IDEB. Um grande problema corrigido e mais um importante legado desta gestão”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Confira mais fotos do evento: Créditos: Roberto Fonseca