Enfrentamento à COVID-19: Prefeitura disponibiliza portal virtual de aprendizagem com atividades complementares para alunos da rede pública municipal

31 de março de 2020, 12:20

Frente às ações de combate ao novo coronavírus e diante da suspensão temporária das aulas no município, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), disponibilizou um espaço virtual com atividades complementares para alunos da rede pública municipal. O “portal virtual de aprendizagens” é organizado por segmento e modalidades, da Educação Infantil à Educação para Jovens e Adultos (EJA), com conteúdo também para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Ensino Fundamental Anos Finais e a Educação Inclusiva. São exercícios de Matemática, Língua Portuguesa, textos, sugestões de perguntas para responder em casa, caça-palavras e atividades de diversas áreas do conhecimento para cada série escolar.

O material está disponível através da aba https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/atividades-complementares/ e foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, com contribuições de professores, coordenadores, gestores escolares, vice-diretores e técnicos. “A equipe técnica se reúne periodicamente pelos canais digitais. Estamos traçando, discutindo, sistematizando informações […]. Novas alternativas com ferramentas Google também estão sendo estudadas”, afirmou a diretora pedagógica da SEDUC, Suiane Cristina Ferreira Pinho. Segundo ela, materiais direcionados estão sendo compartilhados também pelos grupos de WhatsApp da comunidade escolar, e o espaço virtual, no site da Prefeitura, é atualizado com atividades que chegam semanalmente aos estudantes. O objetivo é propor práticas da linguagem oral, de leitura e escrita, que ocupem o tempo ocioso e contribuam para o desenvolvimento das crianças.

“Esse é um grande desafio que temos enfrentado, garantir o direito de aprender dos nossos estudantes mesmo em tempos da necessidade do afastamento social. Temos pensado em formas de chegar ainda àqueles alunos que não têm acesso à internet, porque sabemos que essa também é uma realidade dos estudantes matriculados na rede de ensino”, enfatizou o secretário municipal de educação, Jean Afonso, que busca agora facilitar o acesso a conteúdo de aprendizagem também fora da rede digital.

Ainda sem previsão para o retorno das aulas, a SEDUC estuda estratégias, adaptações para minimizar o impacto no ensino-aprendizagem e metodologias que possam ser aplicadas ainda durante o período fora das escolas. A Secretaria de Educação conta ainda com o apoio do programa “Educar pra Valer”, nacionalmente reconhecido, que tem contribuído com orientações e estratégias junto à equipe técnica, no que se refere às atividades complementares.

Gestores escolares, professores, coordenadores, pais e/ou responsáveis que tiverem dúvidas acerca do material disponibilizado podem enviar as questões para o email seducalagoinhas.pedagogico@gmail.com ou contatar diretamente a SEDUC através do número institucional.

A Secretaria Municipal de Educação informou que acompanha as orientações do Conselho Nacional de Secretários da Educação, da UNDIME e da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, e que vem adotando uma série de medidas com foco em reduzir os impactos na aprendizagem. Esta semana, a partir de quinta-feira (2), a SEDUC inicia a distribuição de cestas básicas para alunos matriculados na rede municipal de ensino. Aproximadamente 13 mil alunos serão beneficiados e a previsão é de que seja iniciada, já nos próximos dias, também a distribuição de kits escolares aos estudantes.