Prefeitura realiza vacinação contra Influenza nos lares de idosos

1 de abril de 2020, 13:18

Após retomar a campanha de vacinação contra Influenza, com a chegada de novas doses, nesta quarta-feira (1°), a Prefeitura iniciou também um fluxo para a imunização nos lares de idosos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que designou equipes e profissionais para atender às instituições de longa permanência.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Nesta etapa, o público prioritário é justamente de idosos acima de 60 anos e de trabalhadores da saúde, e a SESAU comunica que, paralelamente às equipes com a vacinação nos lares, mais de 15 pontos de imunização estão abertos, no período matutino, a partir das 8h, para atender ao público-alvo.

Na manhã desta quarta-feira (1°), os profissionais estiveram nos lares Bezerra de Menezes e Recanto da Paz. “Vai ajudar na imunização. É bom para o coletivo, não apenas para o lar […] A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Tudo o que vier a somar, estamos aqui para abraçar”, destacou Antônio de Santana, diretor da instituição que funciona há 52 anos na Tupy Caldas, em Alagoinhas.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

No Recanto da Paz, a iniciativa da vacinação in loco também foi bem recebida. Jaciara Carvalho, secretária da instituição, ressaltou que é mais uma forma de segurança e proteção. “Temos aqui idosos acima de 60 anos, de alto risco”, revelou a profissional da instituição, que falou também sobre as medidas de higienização e prevenção que vêm sendo tomadas durante a pandemia do novo coronavírus.

A imunização contra Influenza não é eficaz contra a COVID-19, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o novo coronavírus, já que existem semelhanças nos sintomas. De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as medidas preventivas estão sendo adotadas tanto nos pontos de imunização – onde está sendo mantida a distância média de 1,5m a 2m entre pacientes – quanto na vacinação nos lares de idosos. Novas estratégias também estão sendo estudadas pela secretaria, que prevê ainda atendimentos “drive thru” e agendamentos de vacinação domiciliar. A SESAU destaca, porém, que depende da reposição contínua dos imunobiológicos, que estão sendo distribuídos de forma fracionada pelo Governo Federal e são repassados aos municípios pelos estados. Alagoinhas tem recebido remessas semanalmente.

A secretária de saúde Rosania Rabelo salientou que o atendimento in loco nos lares visa assistir justamente àqueles indivíduos do grupo prioritário, com mais de 60 anos, reduzindo a exposição durante o período de isolamento. Um cronograma foi elaborado pela equipe, evitando que esses idosos precisem transitar dentro das unidades ou pontos volantes. A meta é imunizar, na 1ª etapa, mais de 18 mil pessoas, em Alagoinhas, entre profissionais da área e idosos acima de 60 anos.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Serão atendidas todas as instituições permanentes de Alagoinhas, com imunização, nos próximos dias, no Lar Franciscano, no Plácido Carvalho, no Nova Esperança, no Kairós, no Nossa Sra. do Carmo e no Lírio dos Vales.

A campanha de vacinação segue até 23 de maio.