Prefeitura mobiliza equipes de combate à Dengue; ações estratégicas são realizadas nos bairros da cidade

15 de abril de 2020, 14:35

A Prefeitura intensificou, em Alagoinhas, as ações de combate à Dengue, paralelamente ao trabalho de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Mobilizadas desde o início do mês com novas estratégias, as equipes do setor de endemias atuam nos bairros da cidade com a fiscalização de terrenos baldios, o controle vetorial, a realização de bloqueios e a pulverização espacial com bombas motorizadas nos logradouros adjacentes às áreas onde foram registrados casos de arboviroses.

Foto: Divulgação

O trabalho focal, com a inspeção de quintais, também continua. As equipes do setor atuam com equipamentos de proteção individual (EPIs), paramentados com máscaras, álcool gel, e com a restrição de visitas apenas à área externa nas residências de moradores idosos, ou com gestantes e crianças, em conformidade às determinações da portaria ministerial.

Foto: Divulgação/Vigilância em Saúde

Em decorrência do enfrentamento à COVID-19, os profissionais de endemias trabalham com o distanciamento de 1,5m a 2m, em campo, e adotam as medidas preventivas estabelecidas por orientação técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, com esquema especial de rodízio supervisionado.

Estão mantidas também as notificações de casos suspeitos e confirmados de arboviroses, no município, assim como a coleta de pesquisa diagnóstica para Dengue, Zika e Chikungunya, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Foto: Divulgação/Vigilância em Saúde

“Não é porque a COVID está aí que paramos as ações, pelo contrário; nossas equipes continuam mobilizadas, e o trabalho de orientação que os nossos agentes realizam diariamente agora englobam também as medidas preventivas ao coronavírus. Um trabalho espacial e também um trabalho de conscientização têm sido realizados. Mais do que nunca, pedimos aos moradores, aos cidadãos, que cuidem dos seus quintais, que se atentem aos recipientes e evitem o acúmulo de água parada para impedir a proliferação do mosquito vetor”, ressaltou a coordenadora de endemias, Telma Pio.

Segundo ela, pequenos depósitos, como latas, plásticos, cascas de ovos, que fazem parte do lixo doméstico, devem ser acondicionados adequadamente para serem coletados pelo serviço de limpeza pública.

“Os profissionais do setor de endemias estão em campo, trabalham seguindo rigorosamente as normas técnicas, mesmo durante esse período de enfrentamento ao coronavírus, porque entendemos que serviços essenciais, como o controle de arboviroses, não podem parar. Mas pedimos o apoio também dos moradores, para que a população cuide dos quintais, dos vasos de plantas, que não despejem recipientes em terrenos baldios. Nunca foi tão importante unirmos esforços. Estamos juntos, atuantes, e seguimos firmes com um trabalho responsável nos bairros da cidade”, acrescentou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.

Foto: Divulgação/Vigilância em Saúde

A SESAU informou ainda que os equipamentos utilizados pelos profissionais no combate a arboviroses são 100% higienizados com álcool 70. Na última semana, equipes estiveram nas regiões do 21 de Setembro, do Barreto e do 15 de Novembro.