Prefeitura leva vacinação contra Influenza às instituições de segurança e salvamento

17 de abril de 2020, 18:23

Com o início da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza, na última quinta-feira (16), a Prefeitura de Alagoinhas ampliou também as estratégias para a imunização do público-alvo, e mobilizou equipes que cumprem um cronograma de vacinação in loco dos profissionais de segurança e salvamento. Para evitar aglomerações, facilitar o acesso e assegurar a imunização a esses trabalhadores, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) leva a equipe às próprias instituições, onde a imunização é realizada.

Após a imunização in loco na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), ontem (16), equipes se deslocaram, na manhã desta sexta-feira (17), à sede da Guarda Municipal e ao 4º Batalhão da Polícia Militar para a imunização dos profissionais da área de segurança. Estão previstos ainda cronogramas para a vacinação no Grupamento de Bombeiros e no Exército, além de estratégias para imunizar motoristas das empresas de transporte coletivo e caminhoneiros, incluídos nesta fase da campanha pelo programa de imunizações do Ministério da Saúde.

Foto: Roberto Fonseca

“É importante que a Guarda Municipal seja imunizada, porque estamos na linha de frente, trabalhando diretamente nas barreiras e em todas as atividades voltadas ao enfrentamento do coronavírus, então é importante que todos estejam imunizados, e ficamos felizes com a parceria da Secretaria de Saúde, que tem tido essa preocupação em vir, em deslocar equipes até a nossa base. A Guarda Municipal é uma das categorias que está na rua desde que a crise se iniciou, então a gente pede que as pessoas fiquem em casa e trabalhamos, unimos esforços, para proteger e para lutar contra o coronavírus”, ressaltou a comandante da Guarda em Alagoinhas, Renata Fortaleza.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, a iniciativa da vacinação in loco, para esses profissionais, faz parte do cuidado da rede de saúde em garantir a imunização ao público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, justamente com foco em reduzir os riscos para a população com mais exposição e maior chance de complicações respiratórias. Ainda nesta etapa, serão vacinados também indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, mediante apresentação de relatório médico, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

No dia 9 de maio, começa a 3ª etapa, e entram para o quadro vacinal professores do ensino básico ao superior, de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, povos indígenas e pessoas com deficiência.

A distribuição das doses pelo Governo Federal é fracionada, e o repasse ao município, pelo estado, acontece semanalmente. Em Alagoinhas, a meta é imunizar mais de 41 mil pessoas até o dia 23 de maio – data prevista para o encerramento da Campanha de Vacinação contra Influenza.

Confira os grupos para esta etapa: