Equipes de combate a endemias realizam ações de bloqueio na região da Irmã Dulce

22 de abril de 2020, 19:45

Mobilizadas para o combate à Dengue, Zika e Chikungunya, equipes do setor de endemias realizaram, esta semana, uma ações de bloqueio na região da Travessa Irmã Dulce e da Rua Irmã Dulce, contemplando também a Rua Antônio Pinto Cardoso, em Alagoinhas. Com bombas motorizadas, pulverização espacial e tratamento focal nos depósitos, os agentes visam eliminar criadouros do mosquito vetor e reduzir os índices de infestação, bem como a incidência de casos positivos para arboviroses em Alagoinhas.

De acordo com a coordenação de combate a endemias do município, a iniciativa não é isolada e faz parte de um trabalho que tem sido intensificado nos bairros, com ações estratégicas, inspeção de terrenos e controle vetorial sobretudo nos logradouros adjacentes às áreas onde foram notificados casos suspeitos.

Foto: Divulgação

Além da aplicação espacial de inseticida, a inspeção de quintais, com agentes em campo, também continua. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), os profissionais atuam com equipamentos de proteção individual, nas visitas domiciliares, que estão restritas apenas à área externa nas residências de moradores idosos, ou com gestantes e crianças, em conformidade às determinações da portaria ministerial frente à pandemia do coronavírus.

Em decorrência do enfrentamento à COVID-19, os agentes de endemias trabalham também com o distanciamento mínimo de 1,5 metros, em campo, e adotam as recomendações e normas técnicas preconizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, com esquema especial de rodízio supervisionado e escalas. Ações são desenvolvidas inclusive no período da noite. “O trabalho com a bomba costal é geralmente realizado no início da manhã e no fim da tarde. Isso porque o Aedes aegypti é um mosquito que tem hábitos preferencialmente diurnos, ao amanhecer, e no fim da tarde. Agimos nesses horários de maior atividade porque nosso intuito é justamente eliminar tanto os alados quanto os focos do vetor. Então temos profissionais atuando nos períodos matutino, vespertino, e ainda equipes com pulverização desde 18h até as 20h trabalhando”, explicou a coordenadora de endemias, Telma Pio, que salientou também a importância do envolvimento da comunidade no combate à Dengue.

“Mais do que nunca, pedimos aos moradores que cuidem dos seus quintais, eliminando pequenos depósitos, como latas, plásticos, cascas de ovos. É importante também que as pessoas procurem as unidades de saúde ou a própria Vigilância, caso apresentem qualquer um dos sintomas de Dengue, porque é a partir da notificação que podemos realizar os bloqueios, evitando a proliferação do mosquito”, acrescentou a coordenadora.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, enfatizou que as ações estratégicas de combate a endemias acontecem paralelamente às atividades de enfrentamento ao coronavírus no município. Segundo ela, as equipes seguem mobilizadas com um trabalho essencial de controle de arboviroses nos bairros de Alagoinhas.

Foto: Divulgação

A SESAU reforça ainda que os equipamentos utilizados pelos agentes em campo são 100% higienizados com álcool 70. Os profissionais atuam paramentados com máscaras, álcool em gel e adotam as medidas protocolares de prevenção.