Coronavírus: Assistência a pessoas em situação de rua inclui alimentação, vacina e local para banho

22 de abril de 2020, 20:39

Altamente vulneráveis ao contágio pelo coronavírus, a população em situação de rua do município tem sido acompanhada de perto pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e de Saúde (SESAU), que se uniram para reforçar o trabalho permanente de abordagem social realizado todas as terças e quintas-feiras. No Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais realizam mapeamento desta população e assistem os usuários em suas necessidades, que vão desde documentação ao encaminhamento para programas sociais e serviços de saúde.

Seguindo determinações do prefeito Joaquim Neto, entre as medidas protetivas e de contenção ao Covid-19 junto a este público estão a entrega de kits de higiene pessoal, máscaras, orientações sobre a Covid-19 e fornecimento de alimentação adequada ao fortalecimento imunológico, com a distribuição de lanches e refeição no Restaurante Popular.

Outras providências em relação às pessoas em situação de rua foi o deslocamento de equipes de saúde para a vacinação contra a Influenza e a disponibilização, na própria sede da secretaria, de um local para banho e higiene pessoal, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

“O objetivo é levar dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, neste momento crítico. Estamos nos preparando para todos os cenários possíveis e esta é uma mais uma  medida que vai na linha que vem sendo adotada para  preservar a saúde da população”, destacou o prefeito Joaquim Neto.