Prefeito Joaquim Neto empossa novo diretor do SAAE e secretária da SECIN

6 de maio de 2020, 18:50

O prefeito Joaquim Neto empossou, na manhã desta quarta-feira (6), Maria das Graças Reis como secretária de Infraestrutura (SECIN) e o novo diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em ato realizado na sede da autarquia.

A engenheira sanitarista e ambiental, Maria das Graças Reis, que estava como diretora geral do SAAE desde de julho de 2017, agora assume exclusivamente a SECIN, pasta onde vinha atuando como interina e paralelamente desde de outubro de 2019. Com sua saída, Francisco Brito, administrador e servidor efetivo que desde abril de 2018 desempenhava a função de diretor administrativo e financeiro, passa à direção geral. Para seu lugar, por sua vez, foi nomeada a também servidora Márcia Barreto, até então coordenadora de Recursos Humanos.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

“Hoje, pela primeira vez na história do SAAE, passamos a ter um quadro de diretores totalmente composto por servidores, profissionais capacitados para dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Maria das Graças”, afirmou o prefeito. “Francisco vai pegar uma autarquia organizada e equilibrada, mas que, em decorrência desse período de pandemia, também será um desafio. Afinal, água é saúde, sobretudo em tempos de coronavírus”, completou.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Maria das Graças Reis, engenheira sanitarista e ambiental por formação que foi diretora técnica do SAAE de 2001 a 2004 e, antes dessa passagem, diretora geral de 2004 a 2008, se emocionou ao falar de sua saída. “Desde os tempos da faculdade, sou uma defensora ferrenha da autarquia, e é com um misto de tristeza e alegria que hoje eu me despeço do SAAE, minha primeira escola, por assim dizer, praticamente meu primeiro emprego, onde aprendi muita coisa prática da engenharia. No entanto, saio muito feliz porque sei que estará em boas mãos e com a certeza que a gestão pautada na transparência e comprometimento com a população continuará, com as duas pessoas que estão chegando, junto com os demais diretores, assessores, coordenadores, servidores e terceirizados, pessoas empenhadas, comprometidas com o SAAE”, completou, frisando a importância de sua sugestão de sucessores ter sido acatada tanto pelo prefeito, quanto pelo Governo Joaquim Neto e servidores da casa, como proposta de continuidade da gestão e agradecendo às equipes que estiveram a seu lado enquanto esteve à frente das duas secretarias.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

“É de conhecimento geral que a atual gestão municipal, iniciada em 2017, encontrou o SAAE com uma dívida estimada em R$ 14 milhões, dos quais, até o final de 2019, pagamos mais de R$ 4 milhões”, discorreu o novo diretor geral, Francisco Brito. “Então se tem uma palavra que pode representar este momento de transição é continuidade. Continuidade do trabalho que, encabeçado por Maria das Graças, viemos exercendo ao longo desses anos, não só quitando rigorosamente as parcelas dos débitos herdados, como melhorando a qualidade do serviço prestado aos usuários e das condições e valorização dos funcionários”, disse. Servidor há dezesseis anos, Brito entrou na autarquia como leiturista e, ao longo dos anos, coordenou equipes em setores como hidrometria e Posto de Atendimento. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus e, depois, a indicação e concordância de minha nomeação a Maria das Graças e ao prefeito, respectivamente”, concluiu.

Marcia Barreto, servidora há doze anos, estava na Coordenação de Recursos Humanos. Antes, passara pelo setor de Licitações e fora presidente da COPEL e pregoeira. “Hoje, estou assumindo a Diretoria Administrativa e Financeira por acreditar muito no trabalho que os demais diretores vêm desempenhando. Os desafios são grandes, mas quero dar prosseguimento ao equilíbrio das contas do SAAE, cuidar da saúde financeira da autarquia e valorizar nossos colegas, tudo isso para prestar um serviço de qualidade à população de Alagoinhas”, falou.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Em seu primeiro ato público como secretária de Comunicação, na ocasião Carla Reis comentou sobre o novo desafio. “É uma missão que assumirei com muita dedicação e trabalho. Sinto-me honrada com a confiança do prefeito Joaquim Neto, que tem transformado a cidade de Alagoinhas para melhor e, juntamente com a equipe da Secom e o apoio dos demais secretários, pretendo levar a conhecimento público as realizações do governo, com a máxima transparência e qualidade. Aproveito a oportunidade para parabenizar meu antecessor, Gustavo Carmo, pelo trabalho realizado até aqui”, afirmou.

Também estiveram presentes no ato de posse o secretário de governo, Gustavo Carmo, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roberto Torres.

Canais de atendimento
WhatsApp: (75) 98180-4500. (Atendimento 24h)
Call Center: 0800 7027065

Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas