Prefeitura intensifica ações de enfrentamento ao coronavírus e equipes atuam na zona rural, com a aplicação de inquéritos epidemiológicos

22 de julho de 2020, 15:28

Equipes de saúde de Alagoinhas avançam com a aplicação de inquéritos epidemiológicos na zona rural e realizam entrevistas junto aos moradores em forma de questionário, aferição de temperatura, orientações quanto às medidas preventivas e identificação de pessoas com quadro de síndrome gripal para testagem.

Após atuarem no Parque São Bernardo, no Km 12 e no distrito de Riacho da Guia, profissionais devidamente paramentados chegaram, esta semana, à comunidade quilombola do Cangula, e também a Borges e Conceição. Com visitas casa a casa, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) visa ampliar a detecção precoce da doença, reduzindo as subnotificações e estimulando a população quanto aos cuidados necessários, diante da pandemia.

Foto: Divulgação

“Achei muito importante. É uma forma de sensibilizar as pessoas, porque muitas delas ainda estão dispersas, não dando tanta importância ao que estamos passando neste momento. Então essa ação, visitando todas as casas, chama a atenção das pessoas quanto à importância do uso da máscara, do uso do álcool, de casa um fazer a sua parte”, afirmou a vice-presidente da Associação de Moradores do Cangula, Valcineide de Santana, que avaliou positivamente a ação realizada esta semana, na comunidade.

Além do Cangula, o Oiteiro receberá equipes, nesta quinta-feira (23), e a ação de enfrentamento ao coronavírus, com o inquérito epidemiológico – que começou na zona rural, nos bairros onde foram registrados maior número de casos da COVID-19, levando em consideração o quantitativo de óbitos em decorrência da doença infecciosa viral respiratória, com prioridade também para as áreas que apresentaram maior número de crianças com diagnóstico de infecção por coronavírus – será ampliada, contemplando outras localidades da zona rural e chegando ainda à zona urbana.

Foto: Divulgação

“Não temos poupado esforços e nossas equipes têm atuado com as ações inclusive nos bairros mais afastados, porque entendemos que o combate ao coronavírus precisa chegar não apenas à zona urbana, mas também às áreas da zona rural. Com a investigação detalhada que tem sido realizada em diversas localidades, pelos nossos profissionais, teremos um mapeamento mais preciso e, consequentemente, uma série de novas medidas de enfrentamento à COVID-19”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.

Paralelamente à abordagem das equipes aos moradores, nos bairros, a SESAU dá continuidade às ações de enfrentamento à pandemia na Central de Abastecimento, com a realização de uma blitz educativa, nesta quinta-feira (23). Na sexta (24) e no sábado (25), novas etapas da aplicação do inquérito serão realizadas na Central, com a testagem rápida da população de acordo com critérios epidemiológicos.

Confira as fotos da ação na zona rural: