Em comemoração aos 55 anos do SAAE, Prefeitura entrega o sistema de abastecimento de água da Mangueira, na zona rural

3 de agosto de 2020, 19:02

Nesta segunda-feira (3), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas completou 55 anos de existência, mas quem ganhou um grande presente foram os moradores de Mangueira, com a inauguração do sistema de abastecimento de água da comunidade localizada na zona rural.

A obra inédita, iniciada pela Prefeitura em fevereiro de 2020, contemplou a instalação de redes, ramais, padrões, reservatório e caixa de quebra de pressão. Tudo isso para assegurar que os moradores tenham pela primeira vez em suas vidas água tratada saindo das torneiras. Sendo assim, não havia maneira melhor de celebrar mais um ano de vida da autarquia.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Todavia, a ocasião foi pensada de modo a não gerar aglomerações, no intuito de garantir o cumprimento das medidas de distanciamento social imprescindível nesse momento de pandemia, contando com poucos representantes da comunidade.

No ato simbólico, a presidente da associação local, Evaneide Rodrigues, falou sobre a importância da obra. “Aqui sem água era muito sofrimento, e eu sofri na pele mais ainda, porque sou professora da escola da comunidade, foram trinta anos sem água”, afirmou, completando que a merendeira tinha que carregar água na cabeça, pegando na casa dela própria ou dos vizinhos.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Nascido na Mangueira, para onde retornou em 1977, José de Souza foi um dos tantos moradores que sofreram pela falta de abastecimento. “Tinha a água que vinha da nascente de um brejo. Depois, passamos a ser servidos com carro-pipa. E agora, graças essa gestão, temos esse feito, porque realmente não era fácil ter que sempre estar carregando água”, disse José.

“É uma realização muito boa. Eu mesmo não estava acreditando que isso ia acontecer. Hoje, eu fico muito alegre de estar realizando esse sonho”, revelou Renilda de Santana, que em 44 anos nunca morou em outro lugar além da Mangueira e que a partir de agora finalmente tem água de qualidade em sua residência.

O diretor geral do SAAE, Francisco Brito, discursou sobre a satisfação de estar entregando a obra, “feita com recursos próprios, trazendo uma maior qualidade de vida para a população.” O diretor lembrou ainda que “é muito simbólico essa entrega ocorrer no dia do aniversário do SAAE, uma dívida histórica que o SAAE está pagando hoje a essas pessoas”, ressaltando que “a comunidade Novo Paraíso também será beneficiada com água tratada pela primeira vez”.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

O servidor José Ramos, que trabalhou diretamente na obra ao longo de todo o período de execução, falou sobre o sentimento proporcionado pela entrega do sistema. “Estou muito orgulho de fazer parte do SAAE, sendo que ele está completando cinquenta e cinco anos”, disse. “Estamos trazendo água para uma comunidade que muito precisou”, frisou.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

O prefeito Joaquim Neto lembrou de quando esteve na Mangueira em 2016 e de como os moradores estavam descrentes de que teriam água encanada, em virtude de promessas não cumpridas em gestões anteriores. “Eu saí daqui com isso na cabeça, ‘Todo mundo que chega aqui pra pedir voto diz que vai botar essa água, todo prefeito que vai entrar, a gente já está desiludido’, eu não dei resposta, mas saí com isso na cabeça.”, contou o prefeito. “Nós recebemos o SAAE com uma dívida de mais de R$ 14 milhões, e hoje a gente vê a recuperação do SAAE, o orgulho que dá a todo alagoinhense, o aniversário do SAAE merece ser muito comemorado, porque nós levantamos uma autarquia tão importante”, concluiu.

FOTO: Roberto Fonseca/SECOM