Alagoinhas ganha seu 1° coworking público; espaço colaborativo foi inaugurado nesta quinta-feira (13)

13 de agosto de 2020, 16:40

Alagoinhas contará, a partir desta quinta-feira (13), com o seu 1° coworking público. O espaço colaborativo – inaugurado hoje, com transmissão ao vivo, pela secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, e pelo prefeito Joaquim Neto – faz parte de uma tendência mundial: a criação de ambientes modernos, de uso compartilhado, que promovam conexões inseridas em uma cultura de colaboração.

Com mediação de Agnaldo Freire, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e participação online da professora Érica Macêdo, diretora do DCET II da Universidade do Estado da Bahia, de Josiel Pereira, do SEBRAE Alagoinhas, de DonJorge Almeida, da Associação Baiana de Startups, e da vice-prefeita do município, Iraci Gama, a inauguração do “Espaço Colaborar”, em cerimônia virtual, sem presença de público, é um marco de inovação que fomenta o desenvolvimento da economia criativa, estimula conexões espontâneas e une estado, município, representantes da esfera pública, instituições e universidades.

Foto: Roberto Fonseca

O moderno espaço de 75m², totalmente equipado com estações de trabalho, TV LED, quadro branco, câmera de videoconferência, mesas, bancadas e computadores, estará à disposição da população de Alagoinhas, na Biblioteca Municipal Maria Feijó, e integra uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com a Prefeitura de Alagoinhas. A localização central do coworking público, no tradicional prédio da Biblioteca Maria Feijó, foi escolhido pelo prefeito Joaquim Neto, que salientou a importância da facilidade de acesso ao espaço dinamizador.

Foto: Roberto Fonseca

“O Espaço Colaborar vem para auxiliar as instituições, universidades, a rede pública de ensino. Essa biblioteca foi a antiga Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas e mantém a tradição de inovação, de colaborar com o ensino e o desenvolvimento da nossa terra. É um espaço que vai ajudar ainda mais”, ressaltou o Chefe do Executivo Municipal.

Foto: Roberto Fonseca

Para Jorge Félix, diretor de Tecnologia e Informação da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), que ficará na coordenação do espaço, o coworking é também uma forma de integrar empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e rede de contatos. “Será um local que vai reunir toda comunidade acadêmica, empresas e representantes da sociedade civil para pensar, elaborar e compartilhar ideias sobre o crescimento da área tecnológica e inovação no município, gerando emprego e renda, desenvolvimento de pequenas empresas, startups, entre outros”, pontuou Félix.

Vice-prefeita do município, Iraci Gama destacou que o prédio recebeu as devidas adequações para instalação do ambiente colaborativo e ressaltou que a população em geral ganha uma estrutura completa para produção de conhecimento e desenvolvimento de projetos inovadores. “É um dia muito especial para Alagoinhas, porque tem a grande chance de se integrar a um projeto de relevância para quem precisa desenvolver um trabalho e cuja tecnologia pessoal não permite, mas que poderá, de agora em diante, utilizar o Espaço Colaborar e receber aqui não apenas a oportunidade de trabalhar com um equipamento de qualidade, mas, principalmente, receber as orientações necessárias para entrar nesse ramo tão importante e tão atual”, completou Iraci Gama.

A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, explicou que o Espaço Colaborar deve operar de maneira articulada com universidades, instituições de pesquisa, poder público e sociedade. Segundo ela, além de funcionar como um ambiente para discussões de ideias, encontros, reuniões, videoconferências e entrevistas, a intenção é que os resultados obtidos através de conexões, no espaço colaborativo, sejam revertidos em tecnologia e inovação a serviço da qualidade de vida das pessoas.

A SECTI informou que os coworkings públicos chegarão a 21 cidades, na primeira etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, e contemplará mais 17 municípios, na segunda fase, totalizando 38 pontos de espaços colaborativos nos territórios.

Tendência no mercado mundial
Ambientes de trabalho compartilhado, favoráveis à criação e à interação entre a comunidade empreendedora, fazem parte de uma tendência mundial de reestruturação, otimização do espaço e colaboração. Estudos divulgados apontam que em Manhattan, nos EUA, cerca de metade dos espaços corporativos serão de coworking, em um período médio de 20 anos.

No Brasil, não é diferente. De acordo com o censo do site Coworking Brasil, de 2019, o número de espaços colaborativos no país subiu de 238 para 1.497, desde 2015, quando o 1° levantamento foi realizado. O formato inovador chegou também à esfera pública; em 2017, o 1° coworking público foi inaugurado, no estado do Paraná, e em 2019 a Prefeitura soteropolitana inaugurou o primeiro coworking público para soluções sociais, em Salvador.

Contando com apoio estadual e municipal, e participação das universidades, instituições e entidades que apostam na inovação, Alagoinhas vai de encontro ao mercado mundial. O espaço inaugurado nesta quinta-feira começa a funcionar, a partir de agora, com horários agendados e arranjos produtivos locais, como parte da maior rede pública de colaboração do estado da Bahia.