TESTAGEM COVID-19: Ação de inquérito epidemiológico será realizada, domingo (23) e segunda-feira (24), em Boa União; confira os horários e locais de atendimento

21 de agosto de 2020, 13:38

A Prefeitura informa que equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estarão, neste domingo (23) e na segunda-feira (24), em Boa União, com nova ação de inquérito epidemiológico e testagem da população. A ação, realizada, no último fim de semana, em Riacho da Guia, integra o conjunto de medidas para enfrentamento à pandemia, e chega agora a outros 5 pontos da zona rural.

Para facilitar o acesso aos profissionais da área e evitar aglomerações, pontos fixos de atendimento serão estruturados na sede do distrito de Boa União, proximidades da Escola Miguel Fontes, na “Associação de Davi”, onde serão atendidas as comunidades da Guabiraba de Cima, Guabiraba de Baixo e parte de Camboatá, na Associação de Buiú, com atendimento aos moradores de Camboatá, Espinho, Tucum e Pindobal, na Associação de Moradores do Cangula e também no fim de linha da Cachoeira, com atendimento à comunidade local, a Pipirim e Rio Seco.

Nesses 5 pontos, equipes devidamente paramentadas realizarão, das 8h às 13h, a triagem, a aplicação de questionário epidemiológico, a aferição de temperatura e a testagem de moradores. O resultado do teste sorológico para coronavírus será informado em um tempo médio de 20 a 30 minutos após a coleta. Pacientes com resultado positivo serão encaminhados imediatamente para avaliação médica no local e, tendo diagnóstico confirmado, entrarão para o quadro de monitoramento da Vigilância. Aqueles que apresentarem amostra não-reagente para o vírus, mas manifestarem sintomas compatíveis à COVID-19, também passarão por avaliação profissional, e pessoas assintomáticas que testarem negativo receberão orientações sobre medidas preventivas. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

Na sede do distrito de Boa União, profissionais realizarão, além dos testes rápidos, também coleta de amostra RT-PCR, o chamado “padrão de ouro”, que busca verificar o RNA do vírus para diagnóstico da COVID-19. Ao contrário dos testes rápidos que identificam anticorpos, os materiais coletados para o exame PCR são analisados via Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, e exigem um tempo maior para o resultado. Nesses casos, a orientação é para que os moradores que fizerem o teste de biologia molecular (RT-PCR) aguardem o contato das equipes.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, equipes voltam ao distrito, na segunda-feira (24), das 8h às 13h, com nova ação de enfrentamento à COVID-19 na praça de Boa União.

De acordo com a SESAU, a testagem permite a identificação de casos positivos da doença, o rastreamento de contatos, o mapeamento da COVID-19, e auxilia na redução da curva de contágio, já que um paciente identificado que entra em isolamento evita que mais pessoas tenham contato com o vírus. Os inquéritos epidemiológicos, com realização de testes rápidos, se estenderão também a outros bairros da zona urbana e da zona rural, conforme cronograma previsto pela SESAU.

Serviço:
INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO, com realização de testagem COVID-19
Data: 23 e 24 de agosto (domingo e segunda-feira)
Locais:
>> No DOMINGO, em 5 pontos de Boa União:
– Praça de Boa União, em frente à Escola Miguel Santos Fontes;
– Associação de Buiú (atenderá às comunidades de Camboatá, Espinho, Tucum e Pindobal);
– Fim de linha da Cachoeira (para atender às comunidades Chachoeira, Pipirim e Rio Seco);
– Guabiraba (na “Associação de Davi”, para atendimento às comunidades de Guabiraba de Cima, Guabiraba de Baixo e parte de Camboatá);
– Associação do Cangula (atenderá à comunidade do Cangula).

>> Na SEGUNDA-FEIRA, sede/distrito – Praça de Boa União.